Descubra os motivos das crianças irem para a escola de shorts no inverno do Japão

A temperatura do inverno do Japão é bem rigorosa. A média pode atingir 3 graus em algumas regiões, em outras mais próximas ao oceano Pacífico, chega a fazer temperaturas negativas.

Em meio ao frio congelante do clima frio, será possível ver crianças pequenas indo para a escola sozinhas com seus uniformes típicos. E mais, é notável que algumas irão vestidas com shorts.

criança japonesa indo para a escola

Pode parecer estranho essa atitude, principalmente, para pais superprotetores. Entenda os motivos dos pais e mães permitirem que seus filhos saiam em temperaturas congelantes e ir para a escola vestidos assim.

Primeiro, o raciocínio da maioria dos japoneses é que em tempos frios, a atividade física deve ser estimulada para evitar doenças.

A inatividade é a maior causadora de mal estar nessa época do ano. Então, será possível observá-las correndo e brincando no frio, como se fizesse sol.

crianças correndo
Créditos: Satoko Kawasaki/Japan Times

Crianças ficam doentes de qualquer jeito

E se pegarem uma gripe ou um resfriado? A maioria dos pais tem uma resposta na ponta da língua: é claro que elas poderão ficar doentes, é natural.

Na cultura japonesa, a resiliência é muito forte. Não ter medo que seus filhos fiquem doentes, ajudará a criar adultos mais resistentes.

Leia também:

Hadaka Matsuri

Hadaka Matsuri

Existe até um festival no Japão chamado Hadaka Matsuri, em que homens adultos e crianças correm quase nus no frio.

Hadaka Matsuri

Um dos mais tradicionais ocorre no templo Saidaji Kannon na prefeitura de Okayama. O festival costuma acontecer no mês de fevereiro.

Começa logo cedo, às 08 da manhã em pleno inverno. Homens se vestem com um tipo de mawashi, a sunga dos lutadores de sumô.

Hadaka Matsuri

Eles seguem em uma maratona de corrida em volta do templo e passam por uma fonte com cascata de água para purificar o corpo e a alma. Dentro dos templos, os monges fazem um ritual de orações.

É bem popular e tradicional no Japão, muitos turistas se juntam aos japoneses para ter essa experiência.

Proteger demais as crianças pode ser ruim, concordam? Muitos, agasalham demais e no final não é certeza de que não pegarão uma gripe ou um resfriado. Porém, a atitude não deve ser levada para o lado irresponsável. O que vocês acharam?

Comentários

Share via