10 maneiras deliciosas de comer mochi no Japão!

Mochi é um bolinho de arroz japonês feito com mochigome (arroz glutinoso). Para o seu preparo, o arroz é batido em pasta e moldado na forma desejada. De doce a salgado, existem várias formas de apreciar esse alimento incrível. Confira 10 tipos e maneiras de prepará-lo!

Leia também:

Mochi

O mochi (餅) tem sido apreciado no Japão há séculos. Nos primeiros tempos, era usado ​​como oferenda aos deuses. Depois, foram cortados em pedaços e compartilhados para dar boa sorte. Mais tarde, durante o período Heian, tornou-se um alimento consumido como parte das festas de Ano Novo. Hoje, além de ser usado para ofertas cerimoniais e ocasiões especiais, os diferentes tipos de mochi são apreciados como um deleite diário.

O método tradicional de fazer mochi é chamado de “mochitsuki“, onde grãos de arroz inteiros são colocados em um usu (pilão grande de madeira) e são batidos usando uma espécie de martelo grande de madeira. Amplamente consumido durante o Ano Novo, os eventos de mochitsuki ainda ocorrem atualmente, no final de cada ano, no qual o mochi é preparado e distribuído para o público.

Diferentes variedades e receitas com mochi

1. Molho de açúcar e soja

mochi
(Crédito: simonesps)

Esta é uma das maneiras mais simples e comuns de comer o mochi. Basta fritá-lo ou grelhá-lo e mergulhar em um molho de açúcar e shoyu (糖醤油).

2. Daifuku

Ichigo Daifuku
Ichigo Daifuku. (Crédito: pulses)

Daifuku (大福) é um mochi redondo e macio recheado com uma pasta adocicada de feijão azuki (anko) ou de feijão branco (shiroan). Literalmente, “daifuku” significa “sorte grande”. Por este motivo, o doce tornou-se símbolo de sorte.

Ichigo Daifuku é uma variação deste doce que se caracteriza por ser recheado com anko e um morango inteiro.

3. Isobeyaki

isobeyaki
(Crédito: Hungry Onion)

Isobeyaki (磯辺焼き) é um mochi frito revestido com uma mistura de shoyu (molho de soja) e açúcar, e envolto com nori (folha de alga).

4. Kinako Mochi

kinako mochi
(Crédito: Divulgação)

Kinako Mochi (きな粉餅) é um mochi revestido com uma mistura de kinako (farinha de soja torrada) e açúcar.

5. Zōni

ozoni
(Crédito: Divulgação)

Zōni (雑煮), ou ozōni, é uma sopa japonesa tradicionalmente servida no Ano Novo. Mochi é o ingrediente principal desse prato que possui muitas variações regionais. Além de mochi, outros ingredientes podem ser incluídos como legumes e frutos do mar.

6. Mochi Ice Cream

mochi ice cream
(Crédito: Divulgação)

Mochi Ice Cream (もちアイス) são pequenas bolas coloridas de mochi recheadas com sorvete de variados sabores. É possível encontrar esta sobremesa em lojas de conveniência do Japão, como o nome de Yukimidaifuku (雪見だいふく).

7. Oshiruko

Oshiruko
(Crédito: Divulgação)

Oshiruko (お汁粉) ou ozenzai (おぜんざい) (ou simplesmente shiruko e zenzai) é uma sopa doce feita com feijão azuki e pedaços de mochi. Os japoneses gostam de comer esta sobremesa durante a temporada de inverno.

8. Botamochi ou Ohagi

botamochi
(Crédito: Divulgação)

Botamochi (牡丹餅) e ohagi (御萩) são dois nomes para descrever um tipo de bolinho feito com arroz glutinoso ligeiramente amassado e coberto com anko. Também podem ser utilizadas outras coberturas como kinako e gergelim.

Botamochi, com o nome da flor de peônia (botan), é comido durante a primavera, enquanto o ohagi, com o nome do trevo de arbusto japonês, é comido durante o outono. Tradicionalmente, eles são comidos durante o feriado budista de Ohigan, realizado no outono e na primavera, onde as pessoas pagam tributo aos seus antepassados ​​fazendo ofertas em altares budistas.

9. Sakuramochi

Sakuramochi
Sakuramochi da região de Kansai. (Crédito: Divulgação)

Sakuramochi (桜餅) é um mochi saborizado e colorido com flores de cerejeira. Geralmente, ele é recheado com anko e envolto em uma folha de cerejeira em conserva levemente salgada. Existe duas variações regionais de sakuramochi – uma de Kantō e uma de Kansai. Normalmente, este doce é apreciado no festival Hinamatsuri (Dia das meninas) e durante toda a temporada de primavera.

10. Chikara Udon

Chikara Udon
(Crédito: Divulgação)

Chikara Udon (力うどん) é um udon quente coberto com bolinhas de mochi tostadas e outros ingredientes como kamaboko (massa de peixe prensada) e cebolinha. Chikara udon significa literalmente “udon da força” devido ao seu sabor marcante.

Como você gosta de comer mochi?

Fonte: Taiken, wasa-bi, Japan Talk, Gurunavi

Share via