Quer começar a se aventurar na culinária japonesa? Saiba quais são os principais ingredientes utilizados pelos japoneses!

1. Arroz japonês

arroz
(Crédito: Divulgação)

O arroz japonês (米) possui um sabor único e uma textura ligeiramente pegajosa. Existem dois principais tipos de arroz no Japão: uruchimai (arroz comum) e mochigome (arroz glutinoso).

2. Shoyu

味醂
(Crédito: Divulgação)

Shoyu (醤油) é um molho fabricado a partir da fermentação da soja com cereal torrado, água e sal marinho. Ele é um condimento presente em quase toda a culinária japonesa. Este ingrediente é utilizado para substituir o sal, acrescentar aroma e reforçar a coloração dos alimentos.

Leia também:

3. Miso

miso
(Crédito: Divulgação)

O miso (味噌) é feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. Este ingrediente é bastante tradicional na culinária japonesa. Ele é usado principalmente para fazer o misoshiru (sopa de miso), mas também pode ser usado em uma variedade de pratos como agente de sabor.

4. Dashi

dashi
(Crédito: Divulgação)

O dashi (出汁) é o caldo básico da culinária japonesa. A forma mais comum de prepará-lo é aquecendo-se o kombu (alga marinha) e o katsuobushi (flocos de bonito seco) em água. Muitas pessoas também substituem o caldo caseiro por uma versão industrializada em forma de granulado. Você pode encontrar facilmente o Hondashi, da Ajinomoto, em supermercados e em lojas de produtos orientais.

5. Vinagre de arroz

vinagre de arroz
(Crédito: Divulgação)

O vinagre de arroz, chamado de komezu (米酢) em japonês, é menos ácido em comparação com outros vinagres. Este ingrediente é utilizado principalmente para temperar o arroz de sushi e as saladas e conservas japonesas.

6. Mirin

mirin
(Crédito: Divulgação)

Mirin (味醂) é um tipo de vinho de arroz, semelhante ao sake, porém adocicado e com um teor alcoólico mais baixo. Este ingrediente é utilizado principalmente para adicionar um bom equilíbrio doce aos pratos japoneses.

7. Algas marinhas

nori
(Crédito: Divulgação)

As algas marinhas (海藻) são um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Existem vários tipos de algas marinhas comestíveis no Japão como noriwakame e kombu. Estes ingredientes são usados em inúmeros pratos japoneses.

8. Wasabi

wasabi
(Crédito: Divulgação)

Wasabi (山葵), também chamada de raiz-forte japonesa, é um tempero em pasta feito a partir da planta wasabia japonica. Com sabor extremamente forte, ele é usado para acompanhar sushi e sashimi, principalmente.

Se você adora preparar comidas japonesas, compartilhe conosco qual são os seus ingredientes essenciais!

Fonte: Japanology, Japan Talk, GaijinPot

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários