De artesanato à culinária japonesa: experimente alguns cursos em Tokyo!

Quer ter uma experiência memorável na sua visita ao Japão? De artesanatos à culinária japonesa, Tokyo oferece inúmeros cursos sobre diversos temas. Imergir-se em outra cultura é um passo maravilhoso para ganhar um arsenal de novas habilidades e conhecimentos que você pode levar para casa. Aqui estão alguns cursos que você pode fazer em Tokyo. Escolha o seu favorito e aproveite!

Leia também:

1. Caligrafia japonesa

shodo
(Crédito: pixabay)

Aprenda “shodō” (caligrafia japonesa), a tradicional arte japonesa de escrita com pincel (fude) e tinta (sumi). A UDOYOSHI Japanese calligraphy class, localizada em Yushima, ensina o estilo wayo de caligrafia, que é uma combinação de kanji e kana. Embora pareça intimidante, as aulas de caligrafia são adequadas tanto para alunos iniciantes quanto para pessoas de nível avançado.

UDOYOSHI
Endereço: 2 Chome-14-12 Yushima, Bunkyo, Tokyo 113-0034, Japan (mapa)
Site: Udoyoshi

2. Cerâmica

cerâmica
(Crédito: JW Web Magazine)

A cerâmica japonesa é uma das formas de arte mais antigas do país. Mestres oleiros e oficinas preservam os estilos e as técnicas tradicionais, transmitindo-os para as novas gerações.

Através do Yanesen Tourist Information & Culture Center, você pode experimentar a fabricação de cerâmica japonesa tradicional em qualquer horário entre às 10:00 e 16:00. A aula, que inclui a produção de três peças, custa 3.800 yen por pessoa. Um número máximo de 15 pessoas pode ser acomodado em cada sessão, que dura entre 90 a 120 minutos.

A escola Yanesen ainda oferece 21 programas de experiência cultural japonesa, incluindo caligrafia, cerimônia do chá, ikebana, kabuki, entre outros.

Yanesen Tourist Information & Culture Center
Endereço: Japan, 〒110-0001 Tōkyō-to, Taitō-ku, Yanaka, 3 Chome−13−13−7 (mapa)
SiteYanesen Tourist Information & Culture Center

3. Culinária japonesa

Studio Ai
Studio Ai (Crédito: Facebook/Studio AI Tokyo Cooking Class)

O Japão é conhecido pela sua alta gastronomia, mas uma refeição caseira japonesa também pode ser igualmente deliciosa.

Studio Ai, é onde Ai Lisa Yokoyama oferece aulas práticas personalizadas de culinária em seu estúdio “Studio AI Tokyo Cooking Class” ou na própria casa dos alunos. Ela ensina pequenos grupos que desejam aprender a cozinhar pratos japoneses caseiros. Cada aula acomoda entre 2 a 6 pessoas e demora entre 3 a 4 horas. O custo é de 7.000 yen por pessoa (excluindo impostos), que inclui uma bolsa de guloseimas e receitas. Para fazer reservas, ligue para 090-2923-3550 ou envie um e-mail para studioaitokyo@gmail.com.

Outra opção é o Smith Kitchen, localizada em Jimbocho, que ensina como cozinhar uma variedade de refeições nutritivas e equilibradas.

4. Bonsai

bonsai
Shunkaen Bonsai Museum. (Crédito: Valavanis Bonsai Blog)

A arte de cultivar bonsai (plantas em miniatura) tem sido praticada há mais de mil anos no Japão. Uma experiência interessante é visitar o Shunkaen Bonsai Museum. Além de ver belas exibições, também é possível obter excelentes aulas e experimentar fazer o seu próprio bonsai por um custo adicional.

Se você estiver interessado, é necessário fazer uma reserva através do 03-3670-8622. O museu fica aberto das 10:00 às 17:00 e é fechado às segundas-feiras. A exposição custa cerca de 800 yen para adultos e 600 yen para estudantes.

Shunkaen Bonsai Museum
Endereço: 1 Chome-29-16 Niihori, Edogawa, Tokyo 132-0001, Japan (mapa)
SiteShunkaen Bonsai Museum

5. Origami

origami
(Crédito: flickr/Ivan T)

Origami é uma arte tradicional japonesa que consiste em dobrar um papel para criar representações de determinados seres ou objetos. Se você possui interesse em dobraduras, vale a pena visitar o Origami Kaikan – centro de exposições e oficina dedicado ao origami.

Neste local, é possível participar de uma aula curta (15 minutos) sobre a arte, por 500 yen. Também existe uma aula mais longa (uma a duas horas) que custa entre 1.000 yen e 2.500 yen. No quarto andar do Origami Kaikan você ainda poderá assistir ao processo de fabricação de papel, tingimento e decoração.

Origami Kaikan
Endereço: 1-7-14 Yushima, Bunkyo-ku, Tokyo 113-0034 (mapa)

6. Idioma japonês

aprender japonês
(Crédito: Divulgação)

Seja para alunos que já estudam a língua japonesa há algum tempo ou para aqueles que estão iniciando, existem várias escolas ótimas em Tokyo. Uma delas é a Coto Academy que oferece programas intensivos para um rápido progresso e aulas particulares para aprender no seu próprio ritmo.

Coto Academy
Endereço: Japan, 〒102-0072 Tokyo, Chiyoda, 飯田橋4丁目9 (mapa)
SiteCoto Academy

Além dos cursos citados, ainda existem muitos outros como ikebana, Ukiyo-e, técnicas ninja, vestir quimono, amezaiku, taiko, kotoshamisen, entre outros. Qual curso mais te interessou?

Fonte: The Culture Trip, Japan Info (8/07/2017), Japan Info (14/08/2016), Tokyo Cheapo, Savvy Tokyo.

Comentários

Share via