Jikkan: os elementos dos signos japoneses, descubra o seu!

No zodíaco japonês, os signos de cada ano e de cada pessoa possuem um elemento natural correspondente: o Jikkan.

Jikkan

O Jikkan é também uma herança cultural chinesa no país, diferente do modelo ocidental onde há quatro elementos naturais básicos, o jikkan possui cinco: metal, terra, fogo, água e madeira.

De acordo com a tradição, o fogo gera a terra, a terra gera o metal, o metal gera a água e a água gera a madeira, que por sua vez, gera o fogo, assim é o cíclo do jikkan.

Jikkan ainda conta com variações de mais novo e mais antigo formando um total de dez jikkan, combinado aos 12 signos criam um ciclo de 60.

Pode parecer que a conta não fecha, mas alguns animais se associam ao elemento mais novo e outros com o elemento mais antigo, mas isso é um pormenor. Confira as características de cada elemento.

 

Confira na tabela abaixo o elemento de seu signo! Exemplo: se nasceu no dia 10 de janeiro de 1983 seu elemento é o Metal do signo Galo.

Pois o dia, mês e ano de nascimento estará entre 1981 05 fev e 1982 24 jan.

Tabela Jikkan

Fogo

O elemento fogo é a luz e o calor. Dá ao signo motivação, otimismo e criatividade, são pessoas que quando direcionam sua energia para seus objetivos tendem a conquistá-los.

Pessoas com o elemento fogo inspiram aqueles a seu redor com seu calor. Ás vezes pode ser visto como egoísta, por isso, deve ter cuidado com a vaidade.

Terra

O elemento terra dá sustentação, resistência e força. São pessoas positivas, calmas e flexíveis que devem tomar cuidado para não serem influenciadas por outrem.

Possui grandes habilidades interpessoais e pode se adaptar a muitas situações. Pessoas com o elemento terra no signo são bem centradas e tem os pés no chão.

Metal

Metal é um vasto elemento, é um elemento ativo, racional e inspirador. Pessoas com elemento metal gostam de discrição e raramente querem ser o centro das atenções.

Porém em situações complicadas costumam brilhar como ouro. Atenção a ganância, ela não é uma virtude.

Leia também:

Água

A água corresponde a 70% do planeta e 70% do corpo humano, sem ela não há vida, é um elemento cauteloso, paciente e competitivo.

Nada pode oferecer resistência ao elemento água, aqueles que possuem elemento água no signo fluem e evitam confronto, contornam a situação.

Sua paciência é a sua maior virtude tal como o ditado “água mole pedra dura, tanto bate até que fura”.

Possui grande facilidade em entrar e sair de qualquer situação sem muito esforço. Deve ter cuidado para não ser frio e saber conter a raiva.

Madeira

O elemento madeira tem raízes profundas (pés no chão) e a cabeça junto aos céus, é um elemento, atencioso e caridoso.

Há quem acredite que o elemento madeira não seja o mais sorridente, isso por sua natureza pensadora e introvertida que sonha alto e traça um caminho real até seu objetivo.

A madeira pode começar um incêndio, então cuidado com as palavras, às vezes o que já faz completo e perfeito sentido na sua cabeça pode ser um pouco mais difícil compreender a torrente de conexões de suas palavras e pensamentos.

E então? Se identificou com seu elemento? Não deixe de comentar.

Share via