Aprenda a fazer tamagoyaki tradicional

Para você que gosta de aprender uma receita típica japonesa, essa é imperdível. O tamagoyaki é bem popular no Japão e às vezes vemos nosso personagem favorito comendo em animes. Na casa de descendentes é fácil ver a panela especial para o preparo, pode reparar.

Tamagoyaki

Bem preparado, é macio e dá água na boca. É a típica comida de rua do Japão. O segredo é a panela especial, chamada de tamagoyakinabe ou makiyakinabe. Ela é antiaderente e seu formato retangular facilita sobrepor as camadas para o tamagoyaki.

Se quiser fazer um investimento, no bairro da Liberdade, em São Paulo será fácil encontrar uma panela tamagoyakinabe.

Panela Tamagoyaki

Observar o preparo é de encher os olhos, se tiver a oportunidade de ir ao Japão, recomendamos ir ao mercado de Nichiki Ichiba em Kyoto.

Nesse local, além de achar ingredientes tradicionais, será possível experimentar um dos melhores tamagoyaki que você já comeu na vida.

Leia também

Nishiki Ichiba em Kyoto

Aliás, encontrar uma barraquinha de tamagoyaki e observar a preparação, não será difícil. Outro muito famoso, fica no mercado Tsukiji em Tokyo. Essa quantidade e o tamanho dessa panela impressionam.

Leia também

8 ingredientes esseciais da culinária japonesa

Ficou com vontade de fazer em casa? Aprenda uma receita tradicional de tamagoyaki.

Receita de Tamagoyaki

Ingredientes

  • 03 ovos;
  • 03 colheres de sopa de dashi em pó;
  • 03 colheres de sopa de água;
  • 01 colher de chá de shoyu;
  • 01 colher de sopa de açúcar;
  • 20 gramas de Mitsuba (pode ser substituído por coentro ou cheiro verde);
  • 01 folha de shisô (manjericão japonês);
  • Azeite;
  • Daikon radish (rabanete branco) triturado;

Modo de preparo

Comece cortando o mitsuba (coentro ou cheiro verde) em pedaços de aproximadamente 1 cm e reserve. Depois, dentro de um pote, misture o dashi em pó na água, o açúcar, shoyu, duas pitadas de sal e misture tudo com uma espátula.

Em seguida, quebre os ovos em um recipiente e bata bem, acrescente a solução de dashi com o mitsuba e volte a bater.

É recomendado uma frigideira própria de tamagoyaki, caso você não tenha, utilize uma que seja antiaderente.

Coloque azeite na frigideira e leve ao fogo. Agora, despeje a medida de uma concha e espalhe de maneira uniforme, quando o ovo começar a ficar seco, é só enrolar.

Quando terminar de enrolar a primeira camada, não retire da frigideira, deixe na extremidade, coloque mais azeite e volte para o fogo.

Preparação Tamagoyaki

Adicione mais uma concha da mistura e espalhe bem (não esqueça de levantar o ovo que ficou na frigideira), quando começar a secar, enrole novamente a partir do anterior.

Tamagoyaki

Repita esse processo até acabar os ovos. Importante: não deixe criar bolhas de ar durante o processo.

Depois que os ovos acabarem, gentilmente pressione o omelete nas bordas e no fundo da frigideira para dar mais forma e consistência.

Tamagoyaki

Retire seu tamagoyaki e coloque em um prato com a folha de shisô, corte em até 06 partes iguais (cuidado ao cortar, o tamagoyaki quente pode se quebrar com facilidade).

Você pode colocar o daikon radish em cima da folha de shisô e colocar um pouco de shoyu para dar mais sabor. É bem nutritivo e perfeito para colocar em um bentô ou comer no café da manhã.

Comentários

Share via