Aprenda 3 receitas básicas da culinária japonesa

Aprenda 3 receitas básicas da culinária japonesa

Se você é amante da culinária japonesa, ama temakis, sushis, hot rolls e mais criações misturando peixe cru, algas, maionese, cream chease e arroz, pode se surpreender ao saber que a comida do dia a dia do Japão nada se parece com nada do que é servido nos restaurantes aqui, pelo menos a maioria.

Se procurar direitinho, existem restaurantes com culinária do dia a dia com opções que são comfort food para os japoneses.

Aquelas comidas que são vistas em casa, sabe. No bairro da Liberdade em São Paulo tem aos montes. Além deles, tem as redes de fast food, como Sukiya, por exemplo.

Agora, se você já se aventurou na culinária japonesa e já se sente confiante para preparar uma refeição japonesa completa, saiba que é muito simples e prático.

Basicamente a alimentação é composta por arroz (obrigatório em formato de onigiri ou não), missô, tsukemono, um peixe grelhado, tofu e tempurá. Esse é o básico, o arroz, feijão, salada e carne do Brasil.

Porém, esse básico pode variar de casa em casa ou da disponibilidade de recursos. Então pode ter ainda karê, okonomiyake (panqueca japonesa), udon, omurice, tamagoyaki, natto, korokke, feião azuki, cogumelos, gyoza, moyashi, tamago kake (arroz, ovo cru e shoyu), ochazuke, gyudon e nabe revezando ou adicionado mais elementos entre as refeições.

Já ensinamos a fazer algumas destas receitas aqui, leia também.

Raisu Kare: aprenda a fazer uma receita tradicional japonesa

Aprenda a fazer tamagoyaki tradicional

Receita de korokke, aprenda a fazer essa delícia japonesa

Arroz japonês

O arroz japonês é muito simples de preparar, pois será preciso apenas acrescentar água na panela de arroz elétrica. Simples e sem temperos. Dele, dará para modelar onigiris e aí pode acrescentar recheios, que podem ser peixe grelhado ou umeboshi.

Receita de missô

Ingredientes Dashi

4 copos de água;

Folha grande de konbu;

3 copos de katsuobushi (flocos de peixe bonito);

Ingredientes missô

2 copos de dashi;

3 colheres de sopa da pasta de missô;

1 cebolinha verde;

Modo de preparo

O primeiro passo é fazer o dashi. Você pode ignorar esse passo se preferir usar o dashi em pó pronto, nesse caso é só diluir na água seguindo as instruções do fabricante. Para os vegetarianos a opção é fazer dashi de konbu ou shitake.

Deixe a folha de konbu de molho por no mínimo 30 minutos, se puder deixar de uma noite para a outra melhor. Coloque a água e o konbu na panela a fogo médio e deixe ferver.

Depois que ferver retire o konbu e adicione o katsuobushi e espere de 30 a 60 segundos. Desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos.

Coe a mistura e o caldo de dashi está pronto. Você pode mantê-lo na geladeira por até sete dias e congelado por 3 semanas.

Essa receita de missô serve duas pessoas e você usará metade do dashi que você fez. Se quiser pode dobrar a receita e usar o caldo todo.

Leve o caldo de dashi a panela e adicione o missô aos poucos com ajuda de uma peneira. A partir daqui não pode deixar o caldo ferver, pois estraga as qualidades nutricionais da pasta de soja. Deixe em fogo baixo e adicione o tofu e as cebolinhas.

Leia também

Comfort food: as comidas mais simples e reconfortantes dos japoneses

Receita de tempura de vegetais

Essa é uma receita simples e rápida, são precisos apenas 20 minutos para finalizá-la. Você não precisará de muitos ingredientes aqui, para uma porção com 24 tempuras é preciso de um pouco mais de meia xícara de farinho de trigo, dois ovos (gemas), sal, limão e shoyu à gosto.

A escolha dos vegetais dependerá do gosto de cada um, os 24 pedaços devem estar descascados.

Modo de preparo

Misture uma xícara de água e uma de gelo em um recipiente. Aguarde por um minuto e pegue uma xícara de água do recipiente. Agora, misture a farinha de trigo e as gemas, bata devagar até formar uma massa.

Pronto, os vegetais estão prontos para serem empanados, mas antes, deixe dois ou três dedos de óleo em uma frigideira no fogo.

Para saber o ponto ideal para fritar o tempura é jogar um pouco de farinha no óleo quente, se fizer um chiado com o contato, está no ponto perfeito.

Acrescente pimenta, sal, limão ou shoyu no tempura a gosto e sirva-se. Simples, rápido e saboroso.

Receita de Yakizakana

Para essa receita, o peixe mais comum é o cavala e o salmão. Além do peixe, o sal marinho é o único ingrediente obrigatório. Porém, recomendamos alho poró ralado, limão e shoyu para temperar o yakizakana.

Pegue a carne do peixe que será grelhada e passe sal marinho por todo o corte, deixe tampado na geladeira por pelo menos 15 minutos, esse processo ajuda a retirar o líquido mal cheiroso que fica na carne do peixe, principalmente na carne da cavala.

Enquanto espera o processo, pré aqueça o forno ou a grelha elétrica. Agora retire o peixe da geladeira, escorra o líquido, lave e coloque para grelhar.

Peixes como a cavala são bastante gordurosos e tendem a não grudar na grelha ou na assadeira. Em peixes menos gordurosos, utilize um papel-alumínio ou passe um pouco de azeite.

Share via