A educação dos torcedores de futebol japoneses está se espalhando durante a Copa do Mundo

Após a vitória do Japão, os torcedores colombianos se uniram à boa educação e tradição japonesa de juntar o lixo das arquibancadas. Confira!

Leia também:

Boa educação

Tornou-se um hábito para os torcedores no Japão inundar as ruas do bairro de Shiubya, em Tokyo, após as grandes vitórias do time de futebol do país.

E isso aconteceu novamente na noite de terça-feira, após a histórica vitória do Japão sobre a Colômbia. Mas, enquanto isso, no estádio da Rússia, onde ocorreu a partida, outra tradição esportiva japonesa continua se espalhando.

Durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, os torcedores japoneses receberam elogios internacionais quando foram vistos colocando o lixo em grandes sacos azuis, que levavam consigo, após a conclusão de um jogo.

Foi um exemplo elegante do valor da limpeza e da educação da sociedade japonesa. E, após a vitória do Japão contra a Colômbia, novamente, os torcedores japoneses começaram a limpeza. Mas desta vez, eles tiveram o apoio dos colombianos.

Repercussão online

Então, o usuário japonês do Twitter, @tsunsan, postou essas fotos acima, mostrando os torcedores vestindo as camisas amarelas da Colômbia, limpando o estádio, junto com a seguinte mensagem:

“Os torcedores da Colômbia foram maravilhosos. Muitas pessoas nos disseram “Parabéns”. Eles até usaram nossos sacos de lixo azuis e pegaram lixo conosco.

Nós, torcedores japoneses, teríamos sido tão atenciosos se o resultado do jogo tivesse sido ao contrário? O mundo do futebol é profundo”.

Na verdade, existe um precedente para @tsunsan acreditar mais em seus colegas torcedores japoneses. Pois, foi depois de uma derrota da equipe do Japão em 2014, que se espalhou a fama da admirável educação dos torcedores japoneses.

Portanto, o Twitter japonês ficou animado com o desenvolvimento reconfortante da etiqueta japonesa durante a Copa do Mundo, com comentários como:

“Que coisa maravilhosa.”
“Os torcedores da Colômbia são ótimos! Os esportes são realmente incríveis.”
“A boa sensação continua mesmo depois que a partida acaba.”
“Aposto que esse tipo de atitude se tornará parte da cultura do futebol em todo o mundo.”
“Eu realmente gosto da Colômbia agora.”

Embora o último comentário possa ter um pouco de exagero, mesmo assim ele destaca como o esporte tem o poder de unir pessoas de culturas diferentes, para ajudar a tornar o mundo mais gentil, mais feliz e, neste caso, até mais limpo.

Mais um ponto para a exemplar educação do povo do Japão, concordam?

Fontes: Twitter/@tsunsan via Hachima Kiko e SoraNews24

Comentários

Share via