Professor de psicologia afirma que japoneses demonstram seu humor com os olhos e os ocidentais com a boca

Japoneses usam máscaras cirúrgicas mas não usam óculos escuros, segundo este professor de psicologia. Será que sua lógica está correta? Saiba mais!

Leia também:

Teoria do professor de psicologia

Assim como culturas diferentes têm línguas diferentes, a comunicação não-verbal também pode diferir entre os países.

E recentemente, esse foi o objeto de discussão em uma palestra na Universidade Cristã de Mulheres de Tokyo, dada pelo professor de psicologia Akihiro Tanaka.

Um dos recursos visuais de Tanaka foi um slide intitulado “A expressão facial do povo japonês vem de seus olhos, e expressões faciais do povo ocidental vêm de suas bocas”, como vemos nesta foto twittada pelo usuário japonês do Twitter, @mnishi41.

No slide de Tanaka há uma fila de emoticons japoneses comuns, representando uma grande variedade de emoções. E todos eles têm a mesma forma de boca.

E logo abaixo há outra fileira de emoticons estilizados (indicando a estética ocidental). Neste, os olhos são sempre os mesmos, de dois pontos, mas com bocas muito diferentes.

Finalmente, servindo como exemplos do mundo real, o slide tem uma foto com um grupo de japonesas usando máscaras faciais. Logo ao lado, uma foto com um grupo de mulheres ocidentais usando óculos escuros.

O tweet rapidamente acumulou mais de 150.000 retweets e 400.000 curtidas. No entanto, observando os comentários, nem todos os japoneses concordam com esta teoria.

Pois, a maioria dos comentários apontam para as diferenças da moda entre as sociedades do Japão e do Ocidente.

Máscaras x Óculos

O slide da palestra sugere que os japoneses geralmente concordam em usar máscaras, mas não usam óculos de sol. E isso é bem verdade.

No entanto, as principais razões pelas quais as pessoas no Japão usam máscaras são todas relacionadas ao sistema respiratório. E têm os propósitos mais comuns de aliviar os efeitos da febre do feno ou evitar gripes e resfriados. Os óculos de sol, portanto, não oferecem nenhum benefício relacionado a essas preocupações.

Além disso, no Japão há um estigma de que os óculos escuros são uma espécie de disfarce. Basta olhar qualquer panfleto de segurança pública. Neles, cerca de 90% das ilustrações mostram ladrões e vigaristas usando óculos escuros.

Valer notar também na foto escolhida de mulheres ocidentais, todas aparecem usando óculos escuros. Mas, também estão usando blusas decotadas idênticas.

A foto está próxima demais para ver o ambiente, mas parece haver uma pista de corrida atrás delas. Então é provável que elas sejam modelos promovendo algum tipo de evento automobilístico. E para ficarem por horas ao sol estão usando óculos escuros.

Reações online

Veja algumas reações ao tweet:

“Não tenho tanta certeza sobre a essa lógica entre máscara e óculos de sol.”
“Acho que os ocidentais estão mais propensos a usar óculos de sol porque têm íris mais claras e são mais sensíveis à luz forte.”
“Não é só os japoneses que pensam que os óculos de sol são assustadores. E os ocidentais, não acham que as máscaras cirúrgicas são assustadoras?”
“Pense, se você usasse óculos de sol e máscara ninguém iria mexer com você”.

E você, o que pensa sobre essa teoria?

Fontes: Twitter / @ mnishi41 via Hachima Kiko ; Pakutaso 

Comentários

Share via