7 coisas do cotidiano que farão você amar viver em Tóquio

O Japão é um país maravilhoso e para quem gosta de megalópoles, Tóquio é o paraíso. Se você gosta de uma rotina movimentada, acesso fácil a vários locais, tecnologia, variedade em lojas, restaurantes, entre outros, essa cidade é para você.

Porém, apesar de ser uma cidade grande e urbanizada, ela é diferente de São Paulo, por exemplo. Portanto, se você tem vontade de viver em Tóquio, veja essa lista que a fazem ser um máximo.

1. Máquinas automáticas

máquinas automáticas

As máquinas automáticas que vendem uma variedade de coisas é conhecida como jidouhanbaikis  e podem ser encontradas em todo o Japão.

Em Tóquio será possível encontrar mais opções, praticamente um a cada esquina. Elas estarão presentes até na frente de restaurantes para agilizar os pedidos.

Aliás, será possível encontrar até máquinas que trocam dinheiro por moedas e facilitar a vida no cotidiano. É muito comum encontrar desde bebidas, comidas e até roupas.

Assim como lembrancinhas, chips de celular, utensílios, cigarros, gelo, ovos cozidos, hashis, frutas e mais. Elas tornam o dia-a-dia muito mais fácil e conveniente.

2. Educação

educação japonesa

Por mais movimentado que seja o famoso cruzamento de Shinjuku, tudo funciona e sem estresse. Aliás, a cidade toda funciona muito bem. Tudo por conta da educação dos japoneses.

As pessoas esperam para atravessar apenas quando o sinal estiver liberado, as filas são organizadas e raramente alguém irá te desrespeitar.

No metrô, o caos organizado pode assustar de início, mas a eficiência e a pontualidade do transporte é algo excepcional.

Nas escadas rolantes, o lado esquerdo é deixado livre para os apressados e o direito para quem deseja subir sem esforço. Dessa forma, o ritmo flui e todos chegam onde precisam.

A educação ainda é vista nos restaurantes e locais em que um serviço é prestado. Com muita cordialidade, respeito e prestação, você será muito bem atendido em restaurantes, konbinis, hoteis e mais.

3. Salarymans

Salaryman

Difícil não pensar em Tóquio e ver a imagem de um salaryman no metrô, nos restaurantes e nos izakayas. Aliás, eles são a cara da cidade durante a semana.

É mais ou menos como pensar na avenida paulista e não relacionar com os trabalhadores indo e vindo no horário de almoço ou ao final do expediente.

4. Konbinis

Konbini

As konbinis são mais do que especiais, elas estão espalhadas por quase todos os cantos de Tóquio e o melhor: 24 horas.

Tóquio é daquelas cidades que não te deixa na mão de madrugada. Você poderá pagar contas, comprar ingressos, enviar uma carta, comprar comida pronta barata e deliciosa, bebidas quentes, roupas, acesso a caixas eletrônicos, remédios, itens de higiene e mais.

5. Individualidade

Individualidade

A sociedade japonesa pensa no coletivo, mas a individualidade é muito respeitada e sem parecer egoísmo. Portanto, é possível fazer de tudo sozinho sem se sentir solitário.

É normal almoçar, sair e fazer compras sozinho. Ninguém estranha quando alguém vai ao cinema solo, por exemplo. Aliás, você encontrará mais gente fazendo o mesmo tipo de coisa.

Os restaurantes de Tóquio tem bastante opções para quem deseja mesa para um com privacidade e espaço.

Leia também

Kansai vs Kanto: Conheça a rivalidade entre as regiões de Osaka e Tóquio no Japão

Motivos para a cidade de Tokyo ser tão maravilhosa

Motivos para a cidade de Tokyo ser tão maravilhosa (Parte 2)

6. Segurança

segurança no Japão

Andar depois que escurece em Tóquio não é problema algum. Não será preciso se preocupar em ser roubado ou assediado nas ruas.

Esse clima de segurança é muito bom e acaba aliviando o estresse da grande cidade. Afinal, a preocupação com a violência acaba mudando rotinas e deixando as pessoas tensas e com medo.

Mesmo em bairros boêmios, como Kabukicho, será possível andar com segurança. O mesmo vale se você quiser dar um passeio por Ueno, Susukino, Shinsekai ou Kamagasaki.

O perigoso é beber além da conta e cair em golpes de comandas altas ou cair na conversa de algum hostess nos bares do Japão e acabar sem alguns ienes a mais na carteira.

Até os moradores de rua de Tóquio são diferentes e muito respeitosos.

Quem são os homeless, os moradores de rua do Japão

7. Limpeza

limpeza no Japão

Além de não ser fácil encontrar lixeiras pela cidade, sujeira não é vista. A educação aliada com a consciência fazem de Tóquio um dos locais mais limpos do Japão.

Os são banheiros limpos, as ruas sem sujeira jogada no chão, nem sacos amontoados em esquinas e cruzamentos. É muito bonito de ver e fazem o cotidiano muito melhor.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e compartilhe!

Share via