Conheça os motivos dos serviços no Japão serem excelentes

Os serviços no Japão são excelentes por vários motivos, entre eles o omotenashi. Por isso, entenda um pouco mais sobre a hospitalidade e educação dos japoneses.

O fenômeno pode ser explicado através da história e da tradição do país. A estética confunciana herdada dos chineses sofreu diversas transformações ao longo do tempo.

Por isso, atualmente, é correto afirmar que o Japão possui suas próprias estéticas sociais, o Omotenashi e o Shinsetsu são excelentes exemplos de comportamento social.

Embora haja uma série de problemas individuais ao considerar o bem-estar do próximo frente ao seu, a sociedade japonesa tende a tratar os outros com gentileza, humildade e respeito.

Então é natural que todas essas etiquetas sociais façam parte do cotidiano japonês, não importa qual for o serviço ou situação, a excelência no tratamento faz do Japão um país sem paralelos.

Keigo

Primeiro, a forma como os atendentes ou quem esteja prestando um serviço se dirige ao público é especial. De forma regrada e respeitosa, eles falarão um japonês formal (keigo).

O Keigo é a maneira mais formal e longa em conversar. Por mais que você não entenda a língua, a atmosfera de educação vai te contagiar. Fique tranquilo, a maioria das sentenças não precisa de resposta.

Profissionalismo

Toda a educação e o keigo são levadas com muito profissionalismo. No Japão, você não ouvirá comentários pessoais ou conversas íntimas demais.

Apesar do jeito brasileiro hospitaleiro ser bem amigável, algumas pessoas não gostam da informalidade que costuma vir junto. Por isso, os funcionários costumam manter certa distância e impessoalidade sem parecer frio.

É tudo questão de profissionalismo. Uma coisa é ser recebido por amigos, outra por pessoas treinadas e que sabem exatamente como fazer você se sentir bem-vindo, sem quebrar certas barreiras.

Omakase

Omakase é algo que você pode experienciar nos restaurantes japoneses. Nesse serviço, deposita-se uma confiança no chef.

Sem olhar o cardápio ou os preços, ele te servirá vários pratos que além de saborosos irão aguçar todos os sentidos de maneira a deixar a experiência completa.

Serviços

Além de toda hospitalidade, educação e serviços impecáveis, a maioria dos estabelecimentos faz questão de fazer com os clientes sintam que foram servidos completamente, oferecendo pequenos agrados.

Desde refis de bebidas de graça, chá verde de cortesia a pequenas sobremesas. O diferencial fica nos pequenos detalhes.

Antecipação

Os japoneses são mestres em descobrir o que você precisa antes de tomar consciência. Calma, não é leitura de pensamentos, mas o omotenashi.

Nesse conceito japonês, os funcionários são treinados a prever e antecipar suas necessidades antes que você se manifeste.

Tudo é feito para agradar. Nos restaurantes, por exemplo, cada peixe é servido em temperatura diferente para aguçar o paladar e os toppings são servidos em pequenas quantidades para não enjoar ou te empanturrar.

É uma cultura complexa e cada local pode praticar o omotenashi de maneira completa. Nas lojas, costuma-se tentar entender através de conversas seu gosto pessoal e oferecer apenas produtos perfeitos para suas necessidades.

Você acaba se sentindo mais que especial e atendido. Deu para entender um pouco os motivos dos serviços no Japão serem tão maravilhosos?

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e compartilhe!

Comentários

Share via