7 coisas do Japão que o mundo poderia aprender

Existem muitas coisas do Japão que o mundo poderia adotar. Afinal, as filosofias orientais conduzem a vida de maneira mais leve e a cultura cheia de boas maneiras refletem no dia-a-dia e podem nos ensinar lições valiosas.

1. Espírito de renovação

kintsugi

O Japão é um país que sofre com os desastres naturais desde sempre. Antes disso, penou com as guerras e teve muita destruição.

O espírito de renovação e a cultura de ser resiliente é forte por lá. Não importa a dificuldade, as pessoas tem força para seguir em frente e reconstruir.

2. Limpeza

limpeza no Japão

Será difícil ver lixo jogado na rua ou sujeira nas ruas do Japão. Desde cedo, os japoneses são ensinados a limpar e zelar pelo que é de todos.

As escolas não tem zeladores ou funcionários de limpeza, os alunos são os responsáveis pelo lixo, limpeza dos banheiros e servir a merenda.

3. Consideração com o outro

cadeirante no metrô do Japão

Isso é visto no transporte público, as pessoas evitam falar ao celular e ouvir música alta em consideração aos outros. Além disso, essa cultura pode ser vista em pequenas atitudes do dia-a-dia.

O uso de máscaras também é um sinal, já que quando se está resfriado ou gripado existe a preocupação em não contaminar mais pessoas.

4. Harmonia religiosa

O shintô e o budismo são religiões diferentes do Japão. Apesar disso, não há conflitos ou discussões entre os grupos. A harmonia e o respeito predominam e será possível apreciar os dois.

5. Sem gorjeta

Na maioria dos países, as gorjetas fazem parte importante da cultura de educação e recompensa por um serviço bem feito.

No Japão, receber gorjeta é visto com maus olhos. O pensamento é diferente quanto ao ocidental, ser recompensado com dinheiro por uma tarefa que você já está sendo pago e é dever cumprí-lo não faz muito sentido para os japoneses.

Leia também

16 regras de etiqueta que você deve conhecer antes de ir ao Japão

No Japão, o imperfeito é perfeito. Descubra o wabi-sabi e seja mais feliz

Os japoneses são tão honestos mesmo?

6. Nem roubo ou furto

O fato do japonês ter muita consideração com o próximo e o medo de ser preso serem grandes, fazem do país muito seguro.

Furtos e roubos são casos raros e a taxa de devolução de dinheiro no Japão é uma das mais altas. O povo japonês é bem honesto quanto o pertence de terceiros e costumam devolver carteiras com dinheiro.

7. Boas maneiras

etiqueta no Japão

A educação japonesa é cheia de regras e etiquetas e o povo costuma obedecer a risca. Isso faz com que a maioria das pessoas seja educada e com boas maneiras.

Obs: Apesar destas características existirem no Japão e entre seu povo, é preciso tomar cuidado para não estereotipar indivíduos.

Se gostou, compartilhe!

Share via