Kyoyasai: gastronomia, saúde e tradição japonesa original de Kyoto

A gastronomia japonesa é apreciada por milhões de pessoas, além de deliciosa promove a saúde e conta um pouco sobre a tradição do país, mas você sabe o que é kyoyasai?

Kyoyasai

Durante séculos Kyoto foi a capital do império japonês. Tóquio só se tornou a capital do Japão em 1868. Então, era comum que pessoas de todo país levassem as melhores oferendas para Kyoto para prestigiar o imperador e o os templos e santuários shintos da cidade.

Entre eles estavam os vegetais que atualmente são conhecidos como kyoyasai (kyo significa Kyoto e yasai significa vegetais). Considerados os mais saborosos, coloridos e nutritivos do país.

Esses alimentos especiais não são produzidos em larga escala. Além disso, trazem muitos benefícios para a saúde, uma experiência extra para quem visita a magnífica Kyoto.

O que faz um vegetal ser considerado kyoyasai?

É importante dizer que nem todo vegetal cultivado em Kyoto pode ser considerado um alimento kyoyasai, especialmente os cogumelos.

Para ser considerado como kyoyasai existem condições espefícicas definidas em março de 1988 pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca japonês:

• A terra do cultivo deve ter uma história de cultivo anterior a era Meiji e ser produzido em Kyoto;
• O alimento deve ser cultivado em Kyoto;
• Bambus estão inclusos como alimentos kyoyasai;
• Cogumelos não estão incluídos na lista de alimentos kyoyasai;
• Estão inclusos espécies preservadas e em extinção;

Outros requisitos indispensáveis são os padrões de métodos agrícolas ecológicos. Eles foram estabelecidos pelo ministério, além das diretrizes especiais para uso de produtos químicos.

Quais são os vegetais Kyoyasai?

berinjela kyo-yasai

Embora o governo japonês tenha contribuído para determinar o conceito dos vegetais, não há um número preciso de quais são. Atualmente há aproximadamente 31 tipos de alimentos no Japão que recebem o selo de qualidade Kyoyasai.

Leia também

Guia de feiras ao ar livre de Kyoto

Bambus ícones de Kyoto sofrem depredação de turistas

Kyoto é eleita a melhor cidade para visitar em 2018

Alguns deles como o kamonasu, uma berinjela típica da região é cultivada a cerca de 300 anos na região de Kyoto.

O critério oficial de alimentos superiores cultivados na cidade existe ates mesmo da era Meiji por causa dos métodos utilizados pelos agricultores da época.

Se você estiver em Kyoto, melhor do que comer um vegetal mais saboroso, saudável e bonito, procure por um restaurante especializado na gastronomia Obonsai.

Essa categoria normalmente utiliza os vegetais kyoyasai em suas receitas, por isso não perca a oportunidade de experimentar essas iguarias japonesas.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Comentários

Share via