Fukubukuro é tradição em descontos no final de ano, além de ser divertido

Fukubukuro surgiu pela primeira vez no final da era Meiji na loja de departamentos Matsuya em Ginza. Porém, só se tornou popular a partir de 2004.

Normalmente, os ocidentais costumam comprar presentes para si e para outros em datas comemorativas, como Natal ou Black Friday.

Mas, diferente de países como o Brasil e os EUA, por exemplo, a tradição religiosa do Japão é baseada no shinto e no budismo.

Por isso, a data de produtos com bons descontos em terras nipônicas é durante o Hatsuuri, celebração do ano novo entre os dias 1º e 3º de janeiro.

Sacola da sorte

A fukubukuro também é conhecida como sacola da sorte e pode ser muito divertido achar uma com produtos legais.

Afinal, podemos encontrar qualquer coisa nas fukubukuro. Eles fazem kits com itens sortidos, de acordo com o seguimento da loja.

Então, as sacolas são vendidas a preço único e promocional.  Tudo dependerá da especialidade e da qualidade dos produtos.

Há sacolas de 300, 3.000, 70.000 ienes, e por aí vai. Os descontos dos produtos dentro da sacola podem ser de até 50% ou mais também.

Por isso, vale a pena. Por exemplo, uma sacola que custa 10,000 ienes pode chegar a ter o dobro do valor de mercado dentro.

Portanto, a parte da sorte fica por conta de não saber exatamente quais produtos estarão dentro e não pelos descontos.

Embora não seja possível escolher quais itens você comprará, pode ser muito divertido e até mesmo surpreendente.

Muitos estrangeiros amam o período das fukubukuro por ser barato e descobrir produtos ou outras coisas que normalmente não optariam por comprar.

Leia também

Brechó no Japão: conheça lojas de roupas usadas que valem a pena visitar

Os descontos Black Friday no Japão existem ou funcionam?

Saiba o básico sobre Tax-Free Shopping no Japão

Quando chega a época certa, o sentimento é de comoção. Quase todo mundo deseja achar uma sacola cheia de produtos bacanas de sua loja ou marca favorita. De Ginza a Harajuku e todos os locais.

No primeiro dia, as pessoas já acordam cedo, pois as melhores fukubukuros acabam nas primeiras horas do dia e isso significa filas e muita gente na frente das lojas.

Ainda será possível achar fukubukuro de tudo. Desde roupas, comidas, cosméticos, eletrônicos e mais. Em 2014, a loja da Apple fez sacolas de 36,000 ienes e algumas tinham um MacBook Air, iPads, iPods e acessórios.

Tenha em mente que o dia pode ser caótico, mas os japoneses são educados e as filas costumam funcionar. Portanto, o ano novo é uma ótima data para fazer compras no Japão e buscar por fukubukuro.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Share via