Lembra dela? Tamlyn Tomita fala sobre Karate Kid e seu papel na série The Good Doctor

Tamlyn Tomita é uma atriz japonesa americana que fez sua estréia em Hollywood no icônico filme Karate Kid – A Hora da Verdade interpretando Kumiko, namorada de Daniel San. Atualmente pode ser vista na série The Good Doctor (ABC).

Tamlyn Naomi Tomita

Tamlyn Tomita

Nasceu em 27 de janeiro de 1966 em Okinawa. Com 52 anos de idade e 30 anos de carreira, a atriz ficou conhecida após participar do filme Karate Kid – A Hora da Verdade em 1986.

Após o sucesso, lançou um disco e continuou a carreira como atriz em Hollywood participando de várias produções.

A mãe da atriz, Asako Tomita é das Filipinas e seu pai Shiro Tomita um policial japonês que trabalhou na Califórnia na Segunda Guerra Mundial.

Entre seus trabalhos mais marcantes estão o filme de 1993, O Clube da Felicidade e da Sorte. Além disso, participou das séries Berlin Station, Teen Wolf, How to Get Away with Murder, True Blood, Glee, 24 horas, The Mentalist, Heroes, entre muitos outros.

Atualmente, Tomita pode ser vista na série The Good Doctor em seu papel como Allegra Aoki.

Karate Kid

cena do filme Karatê Kid

Em entrevista para o periódico Tokyo Weekender, a atriz revelou como surgiu a oportunidade em trabalhar no filme Karate Kid – A Hora da Verdade.

Concurso de beleza

Em 1984, ela estava participando do concurso de beleza Nisei Week Japanese Matsuri em Los Angeles. Lá um agente pediu que Tomito e outras garotas participassem de uma audição para o filme. Passou no teste.

A continuação do filme Karate Kid foi um sucesso nas bilheterias e arrecadou U$115 milhões mundialmente.

Tamlyn estava acostumada a participar de concursos de beleza e trabalhar como modelo na época do colégio. Ganhou e foi coroada como rainha em 1984, no Nisei Week Pageant em Los Angeles. Em 1985, foi coroada no Miss Nikkei International.

concurso de beleza Nikkei

Set amigável

Ainda na reportagem, a atriz conta que todo dia no set era uma aventura. Afinal, estava aprendendo muito e Pat Morita (Mestre Miyagi) e Ralph Macchio (Daniel) eram ótimos e generosos.

Talentos

Ela conta que ficava impressionada como o ator Ralph se transformava para viver o personagem cinco anos mais novo e de personalidade amável.

Ela ainda descreve Pat Morita como divertido, espirituoso, puro e sábio. Além disso, o diretor do longa John Avildsen foi seu mentor e ajudou muito a carreira da atriz.

Leia também

Top 10: Atrizes e atores japoneses mais famosos de Hollywood

De pai amoroso a amante da Yakuza, pessoas que se alugam no Japão lucram

Top 10: atores japoneses populares em alta no Japão

Aliás, sua ambição nunca foi virar atriz, mas ter sido escalada para viver Kumiko mudou a sua vida. Se antes queria virar professora de história, começou a usar personagens para partilhar culturas através dos filmes.

Ainda lembrou da época em que personagens asiáticos eram muito mais estereotipados. Nos anos 80, os únicos papeis eram de geisha, gangster ou nerd.

Por isso, fez escolhas em sua carreira que fugissem desse lado ou pelo menos mostrassem um aspecto mais positivo da cultura asiática.

Como Allegra Aoki em The Good Doctor, ela dá vida a uma presidente de uma fundação que administra hospitais ao redor do mundo. Com bons números, a série está na segunda temporada.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Share via