12 gírias em japonês que as pessoas usam no dia a dia

Aprender uma nova língua é um desafio, ainda mais quando nos deparamos com as gírias. Essas palavras nem sempre estão disponíveis no dicionário e somente com a convivência e a cultura do local temos chance de aprender a usá-las corretamente.

Porém, existem algumas mais fáceis e de fácil entendimento e aplicação. Lembre-se que os kanjis e hiraganas não tem uma tradução literal e dependendo da região pode ganhar outros significados. Conheça 12 gírias em japonês.

1. Konwicha – Olá  こんちは

Konwicha é uma forma mais informal para dizer olá. Pode usar com amigos, familiares e crianças pequenas. Porém, não é muito indicado para falar com pessoas em nível hierárquico superior no trabalho ou com os mais velhos.

2. Ikemen – galã イケメン

Bonito, gatinho, galã. A palavra é um pouco mais complexa do que pensar em apenas características físicas. O comportamento do homem ikemen também é definido. Despretencioso, legal, inteligente, atencioso. rebelde e dono de suas próprias regras.

3. Kimoi – desnecessário キモい

É a abreviação de kimochi ga warui e significa mau sentimento, ofensivo, nojento. Pode ser usado em situações incômodas, como mensagens inapropriadas, perguntas ofensivas e por aí vai.

4. KY – não entende

KY é abreviação de kuuki yomenai, uma pessoa que não sabe interpretar coisas sutis, que não entendeu ou não sabe ler entre linhas. Mais usado em mensagens de texto.

5. Maji – sério? マジ

Maji de majime significa algo como: sério, verdade ou realmente em tom de exclamação.

Também pode ser usado quando quiser destacar que é realmente verdade o que diz ou certificar da vericidade. O pessoal no Japão usa muito e sempre aparece em filmes e animes.

6. Meccha – muito, demais めっちゃ

O tom informal é derivado do dialeto kansai usado em Osaka, Kobe e Kyoto. No resto do país essa não é uma gíria muito conhecida.

Usada mais em mensagens de texto e em fóruns locais.

7. Metcha – muito めっちゃ

Mais popular ao oeste do Japão, metcha é usado em frases que reforçam a ideia do que está dizendo. Por exemplo, metcha oichii (muito gostoso).

8. Uzai – irritante ウザイ

Uzai origina de urusai, que pode significar irritante, chato, etc. Quando a pessoa estiver enchendo o saco, sendo incoveniente, uzai pode ajudar a demonstrar a frustração ou indignação.

9. Dasai – fora de moda ダサい

Pode ser usado em relação a moda objetos, locais ou pessoas. É mais usada para acentuar características da personalidade do que aparência.

Leia também

Conheça 3 palavras japonesas muito úteis para os turistas no Japão

Kotodama: o espírito que reside nas palavras japonesas

Conheça 5 palavras japonesas que você deveria evitar

10. Hanpa nai – insano 半端ない

Pode ser usado tanto para situações boas, quanto ruins. Se ficar impressionado com um vídeo no YouTube pode dizer hanpa nai ou se estiver um calor intenso também.

11. Sore – isso mesmo それ

Sore serve para aqueles momentos em que você concorda muito com o que a outra pessoa falou. Para mostrar que pensa igual, que concordou ou ia dizer a mesma coisa.

12. Ukeru – hilário ウケる

Outra que pode ser usada em conversas, ukeru serve para demonstrar sua apreciação ou descontentamento também em ironias.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via