Como decorar a mesa com estética japonesa

Se quiser levar para a decoração da sua mesa, a estética japonesa, vamos explicar em como incluir elementos de mesa tradicionais do país.

A estética japonesa vem da filosofia taoísta. Laozi, fundador da filosofia, expressava empatia por decoração minimalista.

estética japonesa

Além disso, os detalhes deverão ser mais importantes, com artigos feitos artesanalmente, delicados, bonitos e harmônicos.

conjunto chá japonês

Essas qualidades deverão ser levadas em consideração na hora de escolher os materiais que serão usados na decoração.

tigelas em laca japonesa

Isso inclui as madeiras de boa qualidade, laca, seda, etc. As cores deverão ser de tonalidades naturais.

Assim como a filosofia wabi-sabi, onde a beleza do imperfeito é celebrada, a estética da mesa japonesa será assim. Um contraste será criado com aceitação e beleza do perfeito e imperfeito.

Por causa disso, apesar de ser comum encontrar conjuntos de louças completos, na hora de montar a mesa não tem problema misturar diferentes peças entre si.

Leia também

No Japão, o imperfeito é perfeito. Descubra o wabi-sabi e seja mais feliz!

10 expressões que só existem na língua japonesa

Kaizen: combatendo a preguiça em apenas um minuto

Dicas de decoração

mesa japonesa

As cores terão interferência na época do ano, assim como tudo no Japão. É comum usar o vermelho no inverno e em ocasiões especiais que envolvam felicidade.

A dica é usar contrastes. Por exemplo, o descanso de hashi dourado combina bem com o vermelho.

Para a primavera, a cor escura é adotada em bandejas e tigelas que podem contrastar com tigelas floridas e descanso de hashi em formato de galho para compor a proposta.

A atenção minimalista dos detalhes deve ser empregada de maneira sutil. Por exemplo, o material do hashi pode ser de bambu envelhecido criando outro contraste.

mesa japonesa

Incluir elementos delicados da natureza e de acordo com a estação ajudam a deixar a estética completa. Podem ser pequenos ramos de galhos com botões, folhas secas do outono, etc espalhados entre as peças.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via