História do Japão: conheça o povo Ainu

O povo Ainu (humano) habitou Hokkaido, Sakhalin (atual parte da Rússia) e foram colonizados pelos japoneses durante o período da era Meiji na primeira metade do século.

Acredita-se que atualmente existam 25,000 pessoas descendentes do povo Ainu vivendo em sua maioria em Hokkaido nas áreas rurais.

Porém, esse número nunca será preciso, já que a maioria esconde suas origens por medo de preconceito. Estima-se que o número chegue a 200,000.

Ainu

Ainu Japão

Durante anos, eles foram perseguidos e tiveram sua cultura, religião, terras e costumes banidos. As feições típicas do povo Ainu também quase não podem ser vistas, já que houve muita mistura com os japoneses.

Indígenas

Apenas em 2008, o povo conseguiu status de povo indígena antes de quase sumirem. Hoje em dia, existe um movimento que busca resgatar tudo o que foi perdido ao longo do tempo.

Povo Ainu

Os descendentes que vivem em Hokkaido perderam a barba grande e as tatuagens, mas ainda caçam e sobem montanhas para buscar plantas selvagens, seguindo a filosofia indígena.

Na religião Ainu, o ser humano não é considerado espécie superior e dominante. Tudo o que existe, desde plantas, animais e objetos tem alma de deuses, ou kamuy.

Por isso, antes de pegar qualquer coisa da natureza, deve-se agradecer ao kamuy. Kaizawa Yukiko é descedente do povo Ainu e vive em Nibutani Okasan. 

Frequentemente sobre nas montanhas para pegar kitopiro, o alho-poró Ainu, Também pega cascas de árvores para fazer tecelagem.

Sua neta Maya, terceira de sua geração não sofreu preconceito e esta aprendendo mais sobre o povo da família materna.

Nibutani é lar de dois museus sobre o povo Ainu. Um deles foi fundado por Kayano Shigeru, o primeiro Ainu a entrar para a Dieta.

Kayano Shigeru
Kayano Shigeru

Além disso, o local é lar do povo e todos levam a vida no estilo de vida Ainu e isso atrai japoneses que estão em busca de uma vida mais simples e com contato com a natureza.

Leia também

História do Japão: vocês sabiam que existiram campos de concentração de japoneses nos EUA?

Kakure Kirishtan: conheça a história do cristianismo no Japão

De sobrevivente do Titanic a amaldiçoado no Japão, conheça a história de Masabumi Hosono

Apesar da aceitação do povo Ainu no Japão, ainda existe um preconceito remanescente. Porém, o governo japonês tenta reverter essa situação oferecendo suporte para divulgação e preservação da cultura que um dia foi perseguida.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Comentários

Share via