Kisenosato, campeão yokozuna do sumô se aposentará

Kisenosato Yutaka, 32 anos, anunciou que se aposentará devido a lesões. Em 2017, ele foi o primeiro campeão yokozuna das últimas duas décadas (desde 2003).

O atleta contou para a mídia japonesa “que tinha feito tudo o que poderia” em meio a lágrimas na conferência com jornalistas. Ainda agradeceu e disse que teve suporte de muitas pessoas.

Aposentadoria Kisenosato Yutaka

O lutador nasceu em Ibaraki e se chama Yutaka Hagiwara. O grande campeão de sumô estava prestes a se preparar para competir o Grand Sumo Tournament quando avisou seu técnico os desejos de parar.

Agora será conhecido como Araiso, o sobrenome dos lutadores de sumô seniores. Kisenosato entrou para a luta com apenas 15 anos de idade e se tornou o segundo lutador mais novo da Era Showa (1926-1989).

Foram 42 torneios até se tornar ozeki e mais 31 torneios para tornar-se yokozuna. Seu primeiro mestre Naruto, que faleceu em 2011 lhe deram direcionamentos seguidos até sua carreira acabar.

Leia também

Naomi Osaka reacende o debate sobre “o que é ser japonês” após vitória do U.S. Open 

Mitusyo Maeda – Conheça a história do nipo-brasileiro precursor do Brazilian Jiu-Jitsu 

Tokyo Gorin Ondo: Música-tema das Olimpíadas e Paralimpiadas de Tokyo 2020 

Seu poder se concentrava no braço direito e foi justamente a parte do corpo lesionada em 2017 no Grand Sumo Tournament da primavera, que ganhou como yokozuna. Isso abalou o psicológico do lutador e o fez sofrer com dores no seu braço.

Kisenosato teve 36 vitórias contra 35 derrotas, encerra sua carreira com sentimento de dever cumprido e teve empatia do público e da mídia.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Fontes: Japan Times, Asahi Shimbun, Manichi, Nikey, Channel Asia, Kyodo News.

Comentários

Share via