Descubra o conforto e a tradição do tatami japonês

O tatami comum em casas tradicionais japonesas datam do período Nara (710-794) e inicialmente serviam exclusivamente para a elite sentar. Hoje, é comum em todas as áreas comuns, desde quarto a sala. Saiba mais.

Tatami

O tatami foi mencionado pela primeira vez no antigo livro Kojiki em 712 (Nara) e era usado no período Heian pela elite.

Ja na Era Muromachi começou a se popularizar, mas foi na Era Edo que pessoas comuns, mas com dinheiro passaram a usá-lo para sentar. No Meiji começou a ser usado sem restrições nas salas de estudo..

De tecido de palha bem fino cada peça tem cerca de um a dois metros e a medida padrão é de 910mm x 1820mm. Dependendo da região do japão terá uma espessura diferente.

Antigamente, apenas quem tinha muito dinheiro podia se dar ao luxo de colocar tatami em todos os cômodos.

Um dos cômodos mais tradicionais para ter o tatami era o washitsu, a sala onde acontece a cerimônia de chá, para estudar ou os integrantes da família se reunirem.

Os tamanhos diferem e existem quatro tipos que devem ser encaixados nos cômodos. Tem o Kyouma, Chuukyoma, Edoma e Danchima.

Tatami

Além disso, o interior do tatami chamado Tatami Doko era recheado com fibras de arroz, mas por problemas com insetos, foi substituído por fibras de madeira ou outros materias sintéticos.

tatami
Tatami

A parte superior chama-se Tatami Omote é feito de fio de algodão seco ou cânhamo. As extremidades (Tatami Fuchi) é uma área de tecido que pode ter padronagens diferentes.

Montar Tatami
Montar Tatami

Montar os tatamis no chão não é tão simples. Existe um sentido para colocar nas casas (syugijiki) e nos funerais (fusyugiiki) também.

Tatami Casa
Tatami casa

Tamanhos especiais

Para tamanhos de casas ocidentais, existe o tatami retangular chamado Unit Tatami ou Oki Tatami e fica mais fácil de encaixar.

O tatami usado nas escolas de artes marciais é diferente do colocado nas casas. Esse tipo é chamado Judo Tatami é um pouco mais resistente.

Leia também

Novo Starbucks de Kyoto: café estilo tatami, rua e edifício histórico! Um charme!

10 elementos de uma casa tradicional japonesa

5 características de um típico apartamento japonês

O tatami sofre com umidade e pode sofrer com manchas, por isso o cuidado com a limpeza e conservação é essencial.

Normalmente limpa-se com aspirador de pó e um pano seco. Além disso, para não estragar as fibras não é recomedado ir contra as costuras.

A durabilidade pode chegar até seis anos. Por isso, nunca se deve pisar no tatami de sapatos ou sentar sem uma almofada. Além disso, não é aconselhado colocar móveis pesados.

Atualmente, existem uma variedade de tatamis feitos de diferentes materiais disponíveis em lojas especializadas. Os de fibras naturais absorvem melhor a umidade e melhor duração.

Inscreva-se em nossa newsletter ou receba os artigos pelo messenger.

Comentários

Share via