Rokuyo – a superstição japonesa que diz quais são os dias de sorte no Japão

As superstições japonesas chamam a atenção de muitos admiradores do Japão por suas peculiaridades, mas o rokuyo se destaca por sua particularidade.

Embora muitas delas não tenham quaisquer comprovações científicas, a própria ciência moderna além de ser muito jovem, é incapaz de responder questões simples do cotidiano.

Um bom exemplo é a própria gravidade, ainda que Isaac Newton tenha observado sua atuação, ainda hoje ela permanece um mistério para cientistas do mundo inteiro.

Ainda não se sabe se ela é gerada pelo próprio planeta ou se ela vem de fora dele. Mesmo certas questões sobre o reflexo da luz sobre a água ainda permanecem sem respostas concretas.

Considerando que a própria ciência vive se desmentindo e se reinventando, talvez, certas superstições, ou o chamado mundo metafísico ainda não seja compreendido. Porém, isso não quer dizer que ele seja apenas um mito.

“Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia” – Hamlet, William Shakespeare

Rokuyo: o calendário da sorte japonês

Calendário Rokuyo
Calendário Rokuyo

O Rokuyo é um calendário que poucas pessoas no mundo conhecem. Na verdade, muitos japoneses também não se lembram e não o utilizam mais.

Trata-se de um sistema para saber os dias e horários de sorte. “Roku” significa seis e “Yo” significa dias. Toda a base da sorte do rokuyo conta com pequenas palavras, além de ser baseado no calendário lunar.

Essas palavras aparecem embaixo dos números e se repetem em uma ordem de seis dias. dos calendários japoneses. Confira quais são essas palavras:

Sensho – 先 勝

Os dias marcados com o kanji sensho, também conhecido como Sakigachi ou Senkachi, são os que trazem sorte durante a manhã.

Sua tradução literal diz “primeiro a chegar, primeiro a servir”. além disso, é considerado um dia ideal para resolver questões urgentes, começar um empreendimento ou participar de eventos esportivos.

Mas cuidado, durante a parte da tarde, especialmente entre as 14hs e 18hs a sorte acaba.

Tomobiki – 友 引

Tomobiki é traduzido de forma literal como “puxar amigos”. Porém a natureza dos kanjis exige uma reflexão mais profunda sobre seus sentidos.

Durante esses dias, a sorte só não estará presente com você no horário do almoço, especificamente entre as 11hs e 13hs.

Portanto, esses são os dias perfeitos para realizar casamentos e convidar os amigos e familiares para celebrar a união do amor.

Durante esses dias é bom evitar ir em funerais ou realizar um. De acordo com a tradição em eventos fúnebres, as pessoas queridas são atraídas para o outro mundo.

Além disso, eventos fúnebres nesses dias podem atrair espíritos malignos ou vingativos que podem perseguir e atormentar tanto quem realizou, quanto quem foi ao funeral.

Sakimake – 先 負 け

Durante os dias marcados com os kanjis de sakimake, também conhecido como Senmake ou Senbu, a sorte só vem durante a tarde.

Durante a manhã a má sorte costuma reinar. Sua tradução é compreendida como “falhará se estiver com pressa”. Em outras palavras é um dia para trabalhar a paciência.

Se houver questões urgentes para resolver durante o dia de sakimake, se esforce para adiar até o entardecer.

Leia também

Conheça 7 superstições japonesas interessantes: descubra o que dá boa sorte e azar

Hatsuyume: descobrindo a sorte pelo primeiro sonho de ano novo

Conheça formas de atrair sorte no estilo japonês

Botsumetsu – 仏 滅

A morte do budista, essa é a tradução literal de botsumetsu. Fica bem claro que esse é um dia de má sorte completa.

Não há momentos de sorte nesse dia. Na verdade, esse é considerado o dia mais azarado de todos.

Se puder, nem saia de casa. A tradição sugere evitar mudanças, casamentos, abertura de negócios ou qualquer coisa importante para sua vida.

Deixar esses assuntos para o dia seguinte é considerado a escolha mais prudente.

Taian – 大安

De acordo com a tradição, taian é considerado o dia mais afortunado de todos os dias do rokuyo.

Sua tradução é compreendida como “grande paz”. Por isso é o dia ideal para realizar e resolver todas as questões importantes para você.

Durante esse dia você deve dar o melhor de si com toda a alegria possível. De acordo com a tradição, a recompensa de seus esforços virá ao final do dia.

Shakku – 赤 口

O dia da “boca vermelha”, ou seja, shakku, é um dia para ser cauteloso. Segundo a tradição, a sorte acontece apenas entre as 11hs e 13hs.

O vermelho é visto como a cor do sangue e do fogo. Por isso é importante tomar cuidado com o uso das palavras.

Embora não seja um dia tão pesado como o butsumetsu, vale a pena estar em constante estado de vigilância para não ser pego pela má sorte.

E você? Se lembra de algum evento ocorrido em algum desses dias? Não deixe de comentar e se inscrever em nossa newsletter ou receber nosso conteúdo pelo messenger.

Comentários

Share via