Shunbun no hi: saiba tudo sobre o equinócio da primavera no Japão

O Shunbun no hi é o dia oficial para contemplar a natureza e mostrar amor e gratidão por todas as coisas vivas. Saiba mais.

Shunbun no hi

Oficialmente o shunbun no hi é um feriado nacional. Em 2019, a data cai no dia 21 de março (quinta-feira), mas varia em questão de um dia dependendo do ano. 2020, o feriado cai no dia 20 (sexta-feira).

O shunbun no hi comemora o início da primavera no Japão e muita gente vai para a casa dos pais.

A data faz parte da comemoração de sete dias chamada Haru no Higan que contempla o equinócio.

Na semana antes e depois dessa data (shunbun no hi), que juntos somam os sete dias, familiares seguem prestando homenagens no cemitério aos falecidos. Eles fazem orações, lavam os túmulos, enfeitam com flores e incensos, além de ofertar doces típicos.

Já que na tradição budista, existem dias específicos para a alma voltar para o ciclo de renascimento ou atingir o nirvana.

Os dias específicos 20 e 21 de março são caracterizados por terem dia e noite com a mesma duração.

Segundo as tradições budistas é nesse período que Buddha aparece para salvar as almas e ajudá-las a fazer a travessia do rio que separa a vida da morte. Além disso, é o dia mais perto do gokuraku, o céu.

Celebrações

Os japoneses comemoram a transição do inverno para a primavera e o feriado data de 1948. As temperaturas começam a esquentar e as flores a desabrochar.

É considerado um dia auspicioso para os vivos também e uma data para comemorar com a família em meio a natureza e perto dos animais.

Na religião shinto esse dia era conhecido como shunki kuresai, mas mudou depois da constituição do Japão mudar no período pós guerra. Pois religião e estado se separaram.

Portanto, desde então perdeu oficialmente o aspecto religioso do feriado. Antigamente era um dia dedicado em honra do Imperador que tinha status de divindade.

Ohagi – botamochi

Ohagi - Botamochi
Ohagi – Botamochi

A oferenda para as almas dos mortos é um doce de formato arredondado e são colocados no altar de templos e casas.

Botamochi

O aspecto é parecido com mochi feito com pasta de feijão azuki. Os japoneses comem esse doce nos equinócios da primavera e do outono.

O nome vem da flor da primavera botamochi, muito bonita e de cores vivas. O botamochi é um doce classificado como ohagi.

Flor Botamochi
Flor Botamochi

Ele pode ser cobertos com um pó de farinha de soja e o deixa com um aspecto diferente de gosto levemente adocicado. Combina muito com matcha.

Sushi Inari
Sushi Inari

As pessoas também costumam comer o inari sushi, kusamochi e gomoku chirashizushi. Muitos japoneses o oferecem no cemitério também.

Leia também

Fotos do Japão: cenas etéreas da primavera e dos cervos de Nara em plena Sakura

Confira as datas do florescimento das sakuras 2019

Sakura no Brasil: saiba onde e quando encontrar

gomoku chirashizushi

gomoku chirashizushi

Apesar de ser feriado, o dia que antecede é um dia de muito trabalho para os japoneses com os preparativos para o shunbun no hi. É um belo dia para visitar o Japão e passar o dia em família.

Increva-se em nossa newsletter e compartilhe!

Comentários

Share via