Entenda os tipos de tofu da culinária japonesa

O tofu é um ingrediente da culinária japonesa essencial. Usado puro ou em receitas existem vários tipos disponíveis que podem causar confusão.

Tipos de tofu

O tofu é feito da coagulação do leite de soja basicamente. De acordo com a sua preparação a partir dos ingredientes básicos, o resultado serão cinco tipos de tofu que podem ser comprados prontos.

Escolher o correto é essencial, pois se você tentar fritar o do tipo kinu, que é mole e com mais teor de água, a receita não dará certo.

Seda

Macio e cremoso esse tipo é bom para comer puro. É um tipo que não é prensado em seu preparo e por isso tem mais água.

O tofu do tipo seda é o ideal para colocar no missoshiru, comer com shoyu, patês e até fazer tofu com sabor. Muitas receitas o misturam com edamame, temperos e ervas.

No mercado esse tipo vai embalado com um pouco de água e será fácil identificá-lo. Normalmente ele tem a inscrição kinugoshi na embalagem. Esse tipo não é prensado.

Tofu Kinogushi - seda

O aspecto desse tofu e brilhante e será fácil cortar até com uma colher. A consistência é parecida com um pudim.

Tofu seda

Firme

O tofu firme é prensado e tem pouco teor de água, por isso a consistência é mais dura. Dentro desse tipos surgem mais subcategorias que variarão da drenagem feita.

Tem o tofu médio, o firme, o extra firme e o super firme. Quanto mais retirar a água do tofu mais ele ficará com a consistência esponjosa.

Na embalagem a diferença estará em informações como prensado e momen.

Tipos de tofu momen
Super firme, extra firme, firme, padrão e seda.

Tofu firme médio

Um pouco mais denso que o tipo kinugoshi/seda ele ainda fica bom em caldos como o missohiru e udon. Ele ainda é macio, mas não tão aguado e macio quanto o seda.

A embalagem é parecida com o kinogushi, por isso é preciso prestar atenção na hora de comprar. Muita gente leva o tofu firme achando que é o seda.

A imagem abaixo mostra o tofu de embalagem azul do tipo kinugoshi e o verde é o momen do tipo firme.

Tofu kinogushi e momen

Observe as diferenças mínimas fora da embalagem na imagem abaixo. O da esquerda é o kinogushi seda e o da direita o momen firme.

Tofu kinugoshi e momen

O tipo firme não tem aspecto brilhoso, mas um pouco rugoso.

Extra-firme

Tofu extra firme

Esse tofu tem a aparência mais enponjosa, é o ideal para fritar e fazer abura-age ou outras receitas que precisem usar óleo ou em marinadas.

Esse tipo é mais denso e o bloco será mais rugoso por conta da drenagem feita. Quase não tem água no tofu deixando o aspecto mais duro e compacto.

Ele não quebra com tanta facilidade em comparação com os outros. Veja na figura abaixo, o extra firme é o último da direita. As embalagens geralmente tem escrito extra firme e será fácil identificar.

Tipos de tofu

Leia também

Aprenda a fazer agedashi-tofu (receita bônus: abura-age)

Culinária japonesa: aprenda a fazer tofu caseiro

Aprenda a fazer um mousse de tofu delicioso e leve

Super firme

Tpfu super firme

O tofu super firme é o ideal para quem não come carne e deseja um substuto em receitas para usar com esse propósito.

Tofu super firme

Ele é bem duro e firme, sem quase nada de água, por isso é bem seco. Ideal para temperar e fazer um strogonoff vegano, por exemplo. Bom para fazer abura-age também se gosta de uma casquinha mais crocante.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via