Hanami: aprenda as regras de etiqueta e itens essenciais

Com a chegada da primavera no Japão e o florescimento das sakuras no Japão, a época fica muito propícia para fazer o hanami. Saiba mais.

Hanami

Hanami

O hanami faz parte da cultura japonesa e é um momento em que as pessoas aproveitam para se reunir e aproveitar a temporada de sakura no Japão fazendo um picnic.

Lona Picnic Hanami

Os japoneses costumam estender no chão de parques uma lona azul para sentar. É com ele que as pessoas costumam marcar o local para fazer o hanami, já que essa época é muito disputada.

Para ter noção, lá pelas 8hs da manhã já tem gente estendendo lonas no chão. Portanto, os parques ficam bem cheios e disso não tem como escapar.

A lona pode ser facilmente encontrada em lojas de 100 ienes, é um dos itens essenciais.

No Japão, as pessoas colocam as lonas pela manhã e demarcam para identificar e voltar depois. Não tem problema algum fazer isso. Não esqueça de colocar pesos nas laterais para que a lona não saia voando com o vento.

Lona Hanami

Apesar de cheio, os japoneses costumam ser muito educados e organizados. Portanto, será um momento muito agradável e respeitoso.

Além da lona, costuma-se levar outros itens, como suportes e almofadas para sentar, sacos de lixo, kairo (um aquecedor em adesivo), papel toalha, comida, bebidas e itens descartáveis.

O kairo é muito utilizado no hanami meados de abril e maio em que o clima é um pouco mais gelado e no inverno também. Ele é ideal para aquecer os pés e colocar dentro das roupas.

Kairo

A comida típica são os obentôs. A maioria das lojas vendem prontos com comidas típicas da estação, mas as pessoas ficam livres para levar a combinação que mais agradar.

obentô Hanami

Regras de etiqueta Hanami

Tire os sapatos

A primeira regra é que os japoneses não pisam na lona calçando sapatos. Afinal, nele ficarão as comidas e bebidas para fazer o picnic. Portanto, leve meias para ficar mais confortável para usar apenas na lona e deixe os sapatos na grama.

Esteja preparado para levar o lixo e descartar corretamente

Outra regra de etiqueta importante do hanami é recolher o lixo. Não deixar para trás nada e deixar o local limpo também sem restos de comida.

O Japão não costuma ter lixeiras espalhadas, aliás, já falamos disso por aqui. Se quiser, leia também: Por que quase não existem lixeiras no Japão?

Portanto, fique preparado para levar uma bolsa para guardar o lixo. Além disso, o país costuma reciclar o lixo e existem dias específicos para descartar alguns tipos e lixeiras especiais.

Então, o mais correto será levar o lixo com você, lavar e separar para jogar depois no local correto.

Nunca arranque as flores de cerejeira

Outra regra essencial é que nunca se deve colher as flores de cerejeira. Por mais tentador que seja pegar uma flor para presentear ou guardar, fazer isso será uma falta de educação. É permitido tirar fotos e observar toda a beleza das sakuras sem problema algum.

Porquê ninguém nao deve, nunca, colher uma flor de cerejeira

Não leve caixinhas de som ou ouça música em volume alto

Outro costume que é comum no Brasil, por lá é visto como falta de respeito. Os parques costumam ficar muito cheios durante a época das sakuras e as pessoas costumam valorizar os momentos com conversas.

Portanto, se cada um levasse uma caixa de som, o ambiente ficaria com uma poluição sonora e atrapalharia quem deseja apenas relaxar e ficar em paz.

Seguindo essas regras básicas, o hanami será uma confraternização agradável e inesquecível.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via