Japão veta fumo para as Olimpíadas de Tokyo 2020

Segundo os organizadores das Olimpíadas de Tokyo 2020, a partir de abril do ano que vem, será proibido fumar nas avenidas e até dentro dos estabelecimentos em seu entorno.

Veto a cigarros eletrônicos também

As medidas foram tomadas para proteger os atletas, expectadores e trabalhadores do evento. Com isso, dentro dos ambientes onde acontecerão as competições, eles serão totalmente livres da fumaça de cigarros, incluindo os eletrônicos.

Nas vilas, exisitirão locais especiais e afastados em que os atletas poderão fumar. Aliás, alguns já estão espalhados e são vistos nas ruas do Japão.

Área para fumantes no Japão
Área para fumantes no Japão

Além disso, segundo as novas leis, fumar em ambientes internos será proibido primeiro em escolas, hospitais e instituições públicas.

Ainda de acordo com o periódico japonês The Manichi, a partir de abril de 2020, fumar será proibido dentro de restaurantes, bares e hotéis também.

Portanto, para os fumantes, serão designados áreas específicas, mas nenhuma bebida e comida poderá ser servido no local.

Apesar disso, bares e restaurantes que tiverem um capital de mais de 50 milhões de ienes e área para clientes maiores que 100 metros quadrados não precisarão destinar locais específicos.

Leia também

Japão abre vagas para estudantes serem voluntários nas Olimpíadas Tokyo 2020

Descubra o que o Japão mostrará nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Fumo no Japão: lei antifumo é aprovada pela Dieta

A exigência é que esses locais posicionem placas definindo se fumar é aceito ou não nas entradas dos estabelecimentos.

Sala para fumantes no Japão
Sala para fumantes no Japão

Porém, nesses locais, pessoas com menos de 20 anos de idade não poderão entrar sob risco de multa de 300,000 ienes e 500,000 ienes para o estabelecimento.

O Japão ainda era um dos países que ainda permitia que as pessoas fumassem dentro de estabelecimentos, apesar de ter áreas destinadas e proibidas a fumantes.

Fontes: The Manichi, Reuters, Independent, Kyodo News.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via