Kanpai: regras de etiqueta e cultura da bebida no Japão

Já falamos por aqui sobre o bonenkai e para quem ficou curioso sobre a cultura da bebida no Japão, regras de etiqueta e kanpai, saiba mais.

Cultura de bebida no Japão

A bebida alcóolica faz parte da cultura japonesa como uma forma de socializar conhecida informalmente como nomunication (nomu -bebida).

Ela é parte importante da integração com colegas de trabalho, para relaxar do trabalho duro dos salarymans, divertir com amigos e familiares. O saquê faz parte da cultura religiosa também e é elemento principal de rituais e tradições.

Porém, as leis são bem restritas e os japoneses só podem começar a beber ao completar 20 anos de idade. A bebida mais popular é a cerveja e a variedade de tipos enlatados no Japão impressionam.

Kanpai

Kanpai

Ao contrário do Brasil, para brindar não se usa a palavra tim-tim. No Japão existe uma conotação sexual, pois se refere aos órgãos sexuais masculinos.

Portanto, na hora de bater as taças usa-se kanpai. Antes de começar a beber, fazer o brinde e falar kanpai faz parte da cultura da bebida no Japão. Outra maneira formal de brindar é dizer: otsukaresama deshita.

Isso é feito na primeira rodada, não será preciso fazer kanpai toda vez que encher o copo.

Servindo as bebidas

Depois de fazer o kanpai, a primeira regra de etiqueta é sobre servir as bebidas. Inicialmente não se deve encher o próprio copo, pois existe uma camaradagem de que um servirá o outro sempre.

Encher apenas seu copo pode parecer rude e egoísta. Por exemplo, seu copo está vazio e você está com sede. Experimente servir seu colega e ele retribuirá.

Depois de alguns drinks, pode ser difícil acompanhar essa lógica, mas sempre tente servir os outros. Além disso, é recomendado colocar a bebida no copo vazio da mesa, a pessoa deve pegar o copo nas mãos primeiro.

Para mostrar humildade, o copo pode ser segurado com as duas mãos e inclinado para facilitar.

Regra de etiqueta bebida

Na cultura japonesa, os jovens sempre servem os mais velhos e os novatos seus chefes, por exemplo. Em uma roda de amigos, essa camaradagem é feita por todos, pois estão celebrando juntos.

Leia também

Beber até cair: por dentro das festas bonenkai do Japão

Dagashi bar: coma snacks à vontade junto com a cerveja no Japão

As 6 melhores marcas de cerveja artesanal do Japão

Pagando a conta

É comum que os japoneses dividam a conta, o popular betsu-betsu. Se estiver em um encontro romântico, o homem pode pagar a conta sozinho, mas isso não é regra.

Em um happy hour, o chefe ou superior pode ter o costume de pagar uma maior quantia e os colegas de trabalho do mesmo nível se dividem no resto. As mulheres costumam pagar menos.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via