Koi: aprenda sobre a carpa amada e sagrada dos japoneses

A carpa japonesa Koi é um peixe amado e um exemplar pode custar muitos ienes. Conheça mais sobre esse símbolo na cultura japonesa.

Koi

Koi

O Koi colorido é uma modificação feita pelos japoneses conhecido como Nishikigoi após criadores de Niigata terem desenvolvido em 1914 para uma exposição.

Quando foi importado da China, o koi era cinza e não tinha cores vívidas. Depois da alteração, sua beleza impressionou e o príncipe Hirohito (na época) tinha oito peixes de Niigata em seu lago. Isso fez crescer a popularidade do koi pelo Japão.

Koi

Desde então, sua coloração é separada em categorias e subcategorias pelos criadores de Nishikigoi e um peixe pode valer muito dinheiro. Criá-los é uma arte e com muitas regras e padrões.

koi

Tudo interfere no padrão de qualidade para os kois que competem e um trabalho minucioso e delicado. 90% da produção do koi é exportada para amantes e criadores. Em 2016, foram 295 toneladas gerando uma receita de 3,5 bilhões de ienes.

Um peixe da classe Nishikigoi de dois anos chega a valer 30 milhões de ienes, dea acordo com um criador. Em 2018, segundo o Daily Mail, um koi de Hiroshima foi vendido por 203 milhões de ienes. Um colecionador de Taiwan levou um Kohaku de nove anos de idade e 101 cm.

Simbologia

Koi

O koi é relacionado a muitas coisas boas no Japão. É um símbolo de sorte, perseverança e força. Nos templos budistas, o koi representa coragem e o kanji é muito parecido com o do amor.

Por isso, é um símbolo de amizade também. Pode ainda representar longevidade, prosperidade, sucesso e boa fortuna.

Koi

É de comer?

Os japoneses amam o koi pelo apelo estético e pelas simbologias. Além disso, a criação do koi nishikigoi é delicada e trabalhosa, portanto, eles são criados para serem vendidos e expostos por colecionadores, para enfeitar lagos,  para reprodução ou como pet.

Em alguns locais, vivem livremente pelas águas no Japão. Por exemplo em Harie, uma comunidade cercada por lagos que passam pelas suas casas, o koi ajuda a limpar a água de impurezas. É uma integração da natureza completa.

Harie: um belo distrito japonês com um curioso sistema de purificação de água

Você já bebeu água da torneira no Japão?

Descubra o significado da coruja no Japao

Além disso, é um peixe bem caro. No demais, pela simbologia é sagrado, portanto, não é recomendado comer um koi.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via