Mochilão no Japão: pedir esmolas não é bem visto no país

Os turistas com sonho em fazer mochilão no Japão estão se tornando visitantes indesejados de uns anos para cá. O país tem valores que podem ser difíceis para um ocidental entender.

A cultura japonesa é cheia de regras de etiqueta e outros fatores mais complexos permeiam a maneira como um japonês pensa. Por isso, um hábito aceito na maioria dos países, no Japão, pode ser mau compreendido pela maioria.

Os mochileiros pedintes no Japão

Mochileiro pedindo dinheiro no Japão

Um novo fenômeno turístico surgiu nos países asiáticos: mochileiros sem dinheiro para realizarem suas viagens e que pedem dinheiro a população local para continuarem.

Problema na Tailândia

Esses tipos de turistas já levaram o governo tailandês, por exemplo, a mudar sua política de imigração para turistas no país devido aos transtornos e constrangimentos trazidos por alguns mochileiros para a sociedade tailandesa.

População japonesa indignada

De qualquer forma, os mochileiros pedintes chegaram ao Japão e já estão causando indignação na população.

De acordo com vídeos e relatos de japoneses no twitter, o método dos mochileiros pedintes é ligeiramente diferente da forma como acontecem em outros países da Ásia.

No Japão, os mochileiros aparecem nas ruas e em semáforos com pequenas bandeiras do Japão abordando pedestres e motoristas.

Cartão de mochileiro pedinte no Japão

Em casos mais ousados, os pedintes estrangeiros entregam cartões aos cidadãos japoneses. Eles vendem bandeiras a 500 ienes e pedem que as pessoas ajudem a custear a viagem para conhecerem melhor a cultura.

Esse tipo de hábito não é comum no país. Por isso, a abordagem causa estranhamento entre os japoneses.

A sociedade japonesa e suas tradições

Esse hábito de mendigar dinheiro para custear a viagem bate de frente com valores da sociedade. Para os japoneses, pedir ou mendigar é uma atitude ultrajante para as duas partes, para quem pede e para quem foi abordado.

E apesar dos japoneses não terem a tendência de entrarem em conflitos (e isso é explorado pelos mochileiros pedintes), é muito difícil imaginar uma pessoa japonesa dando dinheiro a outra dessa forma.

Afinal, se nem mesmo pessoas em situação de rua pedem dinheiro no Japão, por qual motivo alguém daria dinheiro para um estrangeiro?

Os moradores de rua por lá são conhecidos como homeless e já dedicamos um artigo. Basicamente são pessoas que não pedem esmolas e se escondem para não causar incômodo. Fazem pequenos trabalhos e até recusam assistência do governo por orgulho.

Leia também

Saiba quem são os homeless, os moradores de rua do Japão

Japoneses evitam viajar para Kyoto devido ao grande número de turistas estrangeiros 

Turismo no Japão: 3 costumes de visitantes que os japoneses detestam 

Os bons acabam pagando pelos maus

Um outro problema gerado pelos mochileiros pedintes no Japão é a imagem dos turistas estrangeiros no país.

Por causa do mau comportamento de alguns turistas irresponsáveis, muitos estrangeiros poderão ter que pagar essa conta (principalmente os mochileiros).

Se esse tipo de turista continuar a causar problemas no Japão, é possível que a política de imigração no país possa se tornar mais rigorosa.

Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via