Tsuyu: a temporada das chuvas de primavera, das ameixas e das ajisai

Enquanto as águas de março encerram o verão no Brasil, no Japão o tsuyu (temporada das chuvas de primavera) marca a transição para o verão.

Tsuyu

Japonesa sorrindo

Tsuyu (梅雨) é um termo que significa “período de chuva” e é constituído por dois kanjis. O primeiro significa ameixa (梅) e o segundo significa chuva (雨).

hortência

Durante o período de chuvas no Japão acontece o desabrochar das ajisai (hortência), uma flor não tão famosa quanto as sakuras, mas ainda assim está entre as preferidas dos japoneses.

ameixa japonesa
Ume

Além disso, também é época da ameixa ume. Também conhecida como ameixa chinesa ou damasco japonês.

Queda do turismo nessa época

Durante o período de chuvas há uma queda drástica na quantidade de turistas no Japão.

Afinal, são mais de 30 dias de chuvas em quase todas as regiões. Porém o tsuyu não começa ao mesmo tempo em todos os lugares.

Mais barato

Como a temporada possui menos movimentação, muitas pessoas optam em viajar para o Japão durante o período para ter uma experiência mais reservada.

Além disso, a baixa temporada também significa melhores opções de hotéis e serviços por preços menores.

Quando começa?

Normalmente o tsuyu começa em maio e vai até julho, mas cada região do Japão tem seu próprio calendário. Em Okinawa a temporada de chuvas começa bem antes das outras regiões.

Em 2019 a temporada de chuvas de primavera começou em Okinawa em 08 de maio e tem previsão para terminar no dia 23 de junho.

De acordo com a Agência Japonesa de Metereologia, as chuvas devem começar na parte sul de Kyushu em 2019 a partir de 29 de maio e encerrar em 13 de julho.

Em Shikoku a previsão é do dia 04 de junho ao dia 17 de julho. A região de Kansai e Kyoto terão chuvas de 06 de junho até o dia 17 de julho.

Já a região de Kanto (incluindo Tokyo) terá chuvas do dia 06 de junho a 20 de julho. A última região a entrar no tsuyu é o norte de Tohoku em 12 de junho até 27 de julho.

Chove o dia inteiro?

Com a mudança nos últimos anos, a natureza está cada vez mais imprevisível. Por isso, tudo pode acontecer.

Claro que algumas regiões sofrem mais do que outras, especialmente as zonas subtropicais, mas no geral, as chuvas não são como as que acontecem durante a temporada dos tufões.

Existem grandes possibilidades de dias abertos e ensolarados. Mesmo assim, quando chove dificilmente é durante o dia inteiro.

Leia também

Shunbun no hi: saiba tudo sobre o equinócio da primavera no Japão

7 locais para ver a temporada de sakura no Japão de graça 

Principais atrações no Japão durante o tsuyu

Durante o tsuyu, Hokkaido é o destino da maioria dos turistas. Isso porque as chuvas não afetam tanto a região como em outras partes.

Uma das atrações mais fascinantes é o passeio no Monte Koya (Koya-san). Durante o período de chuvas a floresta fica envolta em neblina dando um ar de mistério e admiração.

monte koya
Koya-san

Além de ser uma das montanhas mais sagradas do Japão, há um impressionante templo budista de madeira no pico do monte chamado Konkobu-ji.

floresta em Hakone

Passeios pelo Monte Fuji e nas trilhas das florestas de Hakone também são muito populares durante o período.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via