Akita Kanto Matsuri: conheça o festival de lanternas japonesas

Todos os anos na capital da prefeitura de Akita é celebrado o Akita Kanto Matsuri (竿燈まつり), um dos três principais festivais da região de Tohoku (Nebuta Matsuri em Aomori e Tanabata Matsuri em Sendai).

O festival anual remonta cerca de 250 anos de tradição e é uma das principais atrações turísticas da cidade de Akita.

Em 2019, o evento acontecerá de 3 a 6 de agosto. Será realizado a apenas 15 minutos a pé da JR Akita Statition a partir das 21 hs.

Se você estiver pela região, não deixe de prestigiar. Para saber mais sobre o festival, continue acompanhando o artigo.

Akita Kanto Matsuri

Não se sabe exatamente quando o Akita Kanto Matsuri começou de fato. No entanto, existe um registro na literatura japonesa de 1789.

Porém, já existiam outros eventos no Japão com o mesmo propósito. Em regiões próximas a Akita, a população local celebrava festivais conhecidos como Neburi-Nagashi.

Era realizado para afastar as doenças e mazelas do meio do verão, os espíritos malignos, purificar a mente das pessoas, orar por boa colheita e prosperidade.

No entanto, foi só a partir de 1789 que o evento passou a ser realizado em Akita para se tornar uma tradição da principal cidade da região e ser conhecido como Akita Kanto Matsuri.

Kanto e resistência

Participar do festival carregando o kanto não é para qualquer pessoa. Kanto é a estrutura de bambu onde ficam as lanternas de papel com as velas.

Lanternas no kanto

Durante a procissão de aproximadamente um quilômetro, 270 kanto são carregados por uma série de equilibristas que se revezam para cumprir cerca de uma hora e meia de performance.

Homem equilibrando o kanto

São quatro tipos de kanto utilizados no festival:

Owaka- 12 metros de altura, 46 lanternas e 50 quilos;
Chuwaka – 9 metros de altura, 46 lanternas e 30 quilos;
Kowaka – 7 metros de altura, 24 lanternas e 15 quilos;
Yowaka – 5 metros de altura, 24 lanternas e 5 quilos.

Existem muitas técnicas para manuesar o kanto e 4 regras fundamentais. Só é permitido carregar com a palma de uma mão, com a testa, com o ombro ou na lombar.

Homem equilibrando o Kanto no ombro

Além disso, a roupa tradicional é obrigatória. Alguns participantes surpreendentemente conseguem equilibrar o kanto enquanto mantém as duas mãos ocupadas segurando leque e wagasa.

A música

Durante o festival, uma série de flautistas e artistas de taiko dão o rítimo do evento enquanto os espectadores rezam por boa furtuna.

“Dokkoisho, dokkoisho, dokkoishosho, sokkoisho, oetasa, oetasa, nekkotsuida, oesta” Essas palavras são repetidas por praticamente todas as pessoas.

Leia também

Tanabata Matsuri: Conheça o significado deste festival e onde celebrá-lo (no Japão e no Brasil) 

Conheça o festival de lanternas Takikawa em Hokkaido 

Onbashira Matsuri: Festival mais perigoso do Japão 

Regras de etiqueta

Não é difícil entender como funciona o Akita Kanto Matsuri, mesmo assim, vale a pena conferir quais são as regras de etiqueta do festival.

Os organizadores pedem aos turistas estrangeiros que não entrem na área onde as performances são realizadas. Filmar com drones é proibido. Após o término há um espaço de 15 minutos para fotografia e interação com os artistas.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via