Otsukare: dar tudo de si é valorizado na sociedade japonesa

Otsukare é uma palavra muito usada no dia a dia e explica um pouco do espírito japonês. É o respeito pela fadiga de trabalhar até estar cansado.

Quando as pessoas saem do trabalho é comum ouvir otsukarema deshita, algo como “você está cansado”.

Pessoa saindo do trabalho

Otsukare

Essa palavra tem muita utilidade no Japão e pode ser usado em muitas ocasiões com efeito positivo. Pode ser usado no trabalho, para amigos, família ou colegas.

É uma abreviação de Otsukaresama do verbo tsukareru. Otsukarema desu é usado no presente, enquanto acrescentar deshita ao final representa o passado.

Elogiar ou falar para alguém que ela está cansada pode ser uma forma de elogio no Japão. Pode ser usado ao chegar ao trabalho dizendo otsukaresama desu ou ao final de uma reunião.

Também se encaixa para os estudantes que acabaram de estudar, ao terminar de limpar a casa, etc. Após alguma atividade.

Serve para validar o trabalho duro e o esforço da pessoa. Portanto, pode ter um significado intrínseco de “bom trabalho”, “obrigado pelo esforço” ou “trabalhou duro”.

Pessoa agradecendo

A sociedade japonesa valoriza quem se dedica ao máximo as suas atividades. Por isso, tirar um inemuri e desmaiar de cansaço é bem aceito.

Leia também

Quatro palavras japonesas com significados interessantes 

Kotodama: o espírito que reside nas palavras japonesas 

5 palavras japonesas que enganam muita gente 

Se vive no Japão será uma palavra bem comum de ouvir e falar para apreciar, elogiar, cumprimentar, se despedir ou reconhecer.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via