Umeshu é bebida tradicional de ameixa japonesa (ume)

O umeshu é um licor de ameixa japonesa muito associado ao verão por ser refrescante. O sabor é adocicado, leve e sem resíduos amargos no paladar com leve toque cítrico. O ume é a mesma fruta usada para fazer umeboshi.

Umeshu

É feita de ameixa japonesa verde, açúcar e álcool de arroz (shochu). A época de produção acontece no mês de junho no Japão.

É facilmente encontrado em izakayas e outros estabelecimentos, mas faz sucesso no verão em terraços.

A bebida era consumida como medicina no período Showa para tratar dores de garganta. Virou uma bebida alcóolica popular e os japoneses costumavam fazer em casa.

Nos Estados Unidos, o umeshu é vendido como vinho, no entanto, não passa por fermentação ou destilação.

Receita

A receita é bem fácil. Deixe 1kg de ume de molho em água filtrada de oito a doze horas. Esse processo ajudará a retirar o gosto amargo da fruta.

Depois de descartar a água e lavar as ameixas em água corrente basta colocar o ume verde em uma jarra com ½ kg de açúcar (de preferência em pedra) com 2 litros de shochu.

Mistura para fazer licor de ume

Se optar pelo açúcar granulado, recomenda-se agitar a jarra uma vez ao dia. Se preferir pode usar açúcar mascavo no estilo kokuto. Ele fica mais doce e com aroma mais forte.

O recipiente deve ser hermeticamente fechado e descansar em local escuro por no mínimo seis meses. O tempo ideal é esperar um ano.

A mistura pode ser feita com qualquer bebida alcóolica. No entanto, o shochu é o mais utilizado e indicado.

Formas de consumo

Umeshu puro

O umeshu pode ser consumido com pedras de gelo, puro (mais recomendado), com água (mizuwari), com chá verde (ochawari), com água quente (oyuwari), com soda ou tônica.

Leia também

Aojiru é suco verde com propriedades benéficas comprovadas 

Bebidas do Japão: conheça energéticos e vitamínicos 

10 bebidas não alcoólicas populares no Japão 

A bebida pode ficar em recipientes de madeira para aprimorar o sabor por alguns anos. Esse estilo é chamado de koshu do tipo premium. No Japão tem muita variedade de umeshu (mais de 300) nas lojas e bares com preços variados.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via