Shime Saba Oshizushi: aprenda a fazer sushi de cavalinha marinada

O shime saba oshizushi é um tipo muito popular no Japão. Afinal, a cavalinha é um peixe barato e a receita é simples com ingredientes básicos da culinária japonesa.

Shime Saba Oshizushi

Sushi de cavalinha marinada

O shime saba é a cavalinha salgada marinada em vinagre de arroz. É apreciada como acompanhamento em refeições, como sashimi ou no sushi (oshizushi).

Para fazer a receita será preciso um molde de sushi de madeira. Ele tem o fundo e a tampa fáceis de remover para conseguir o formato ideal.

Molde para fazer sushi

Ingredientes

330 gramas de arroz japonês cozido;

1 colher de sopa de açúcar;

1 colher e meia de vinagre de arroz;

½ colher de sal;

1 colher de sopa de gergelim torrado;

10 gramas de beni shoga picado;

5 folhas de shiso;

4 gramas de tororo kombu desfiado e seco;

Shime Saba –  Filé de cavalinha marinada;

Pacote de tororo kombu

O kombu tororo é desidratado e amaciado com vinagre. É um ingrediente popular no Japão base para sopas.

Kombu desidratado

Modo de preparo

A dica é congelar a cavalinha se ela for fresca para matar os parasitas e garantir a segurança alimentar, usar utensílios limpos e higienizar bem as mãos.

Cavalinha marinada

Pegue o filé de cavalinha limpo. Coloque uma camada de açúcar por baixo e para cobrir a cavalinha. Deixe por 40 minutos.

Cavalinha marinada no sal

Lave o peixe em água corrente e agora repita o mesmo processo com bastante sal, mas deixe entre 1 a 2 horas.

Lave o peixe na água corrente e coloque em um recipiente com vinagre de arroz por 1 hora e meia a 2 horas. Vire o filé na metade do tempo.

No entanto, o ideal é deixar marinando pelo menos um dia. Quanto mais deixar, mais firme o peixe fica, o vinagre penetra e a cor fica mais esbranquiçada.

Sushi

Em um recipiente misture o vinagre de arroz, sal e o açúcar. Retire o caule das folhas de shiso e pique em fatias longas. Pique o beni shoga.

Coloque o arroz japonês recém cozido em uma tigela. Acrescente a solução de vinagre com sal e açúcar no arroz e misture bem. Deixe resfriar e vá mexendo. Salpique o gergelim torrado, as folhas shiso e o beni shoga. Misture.

Coloque o pedaço de cavalinha marinado com a parte interior virada para cima no fundo de um prensador de sushi coberto com papel filme.

Leia também

Muito além do salmão e atum! Conheça os variados e deliciosos peixes e frutos do mar consumidos no Japão 

Quais são os três diferentes tipos de ovas de peixe mais usados na culinária japonesa? 

Japoneses revelam quais são seus peixes preferidos 

Coloque a mistura de arroz no molde junto com o peixe e pressione bem, mas não preencha toda a forma. Coloque o kombu desfiado e seco, cubra com papel filme e faça pressão com a tampa.

Cortando sushi de cavalinha

Finalize com uma última camada de arroz. Cubra com plástico filme e aperte mais. Desenforme o sushi e com uma faca bem afiada corte em pedaços retangulares. Remova o plástico e sirva.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via