Zachiki warashi: fantasma de criança protege casas no Japão

Zachiki warashi também é conhecido como zachiki bokko, kurabokko, makuragaeshi, zachiki-warabe, okura-bokko, zachiki-kozo e karako-warashi. Dependendo da região do Japão o nome muda, mas é muito popular em Tohoku.

No budismo existe um termo chamado goho-warashi, um deus guardião em forma de criança. É uma crença que faz parte de lendas urbanas e do folclore japonês envolvendo espíritos de crianças no Japão.

É considerado um fenômeno yokai, uma criatura sobrenatural que habita casas e mais especificamente um quarto.

Zachiki Warashi

yokai de criança

Esse tipo de manifestação do além não é considerado perigoso ou assustador, ao contrário do yureei. Faz parte da cultura popular e já foi retratado em animes e mangás.

Acredita-se que eles proporcionam alegria, sorte e fortuna aos habitantes da casa e são guardiões protetores, inclusive, contra maus espíritos. Contudo, se o zachiki warashi for embora, o resultado será o contrário.

Tem um folclore muito famoso no Japão que conta a história de uma família inteira que morreu de intoxicação alimentar logo após o zachiki warashi ter ido embora.

O Japão é cheio de lendas urbanas envolvendo esse yokai com relatos de famílias que prosperaram ou entraram em ruína.

Esses fantasmas usam roupas tradicionais e aparentam ter entre cinco e seis anos. Eles são brincalhões e costumam pregar peças.

Zachiki bokko
Créditos: Mattew Meyer

Gostam de tirar o travesseiro debaixo da cabeça de quem dorme, de colocar suas mãos frias no rosto, derrubar coisas, deixar pegadas, fazer barulhos e dar risadas. Costumam aparecer apenas para as crianças e se tornam amigos ensinando músicas e brincadeiras.

Leia também

Kodama: quem são os adoráveis seres espirituais da animação Princesa Mononoke? 

Yureei: por quais motivos os japoneses têm tanto medo destes fantasmas? 

Folclore: primeiro museu dedicado a monstros yokai é inaugurado 

Os japoneses apreciam muito o zachiki warashi e para mantê-lo feliz é comum deixar doces e oferendas. Ao construir uma casa nova é comum colocar moedas na fundação para esse yokai também.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via