Cerca de 120 mil japoneses participaram do Shukuga-Onretsu-no-gi

No dia 10 de novembro de 2019, aproximadamente 120 mil japoneses saíram nas ruas de Tokyo para participar do Shukuga-Onretsu-no-gi, o desfile Imperial pós entronamento.

A celebração prevista na constituição japonesa estava programada para acontecer logo após a cerimônia de entronamento do Imperador e da Imperatriz do trono crisântemo.

No entanto, com a passagem do tufão Hagibis (a maior tempestade registrada no século XXI) provocando chuvas torrenciais e enchentes especialmente na região de Honshu, a procissão foi adiada para 10 de novembro.

A data foi movida a pedido do Imperador Naruhito e outros oficiais do governo em solidariedade as vítimas do tufão Hagibis.

Shukuga-Onretsu-no-gi

O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako saíram do Palácio Imperial de Tokyo 15:00 hs em um carro conversível de luxo especialmente desenvolvido pela Toyota para a ocasião.

Procissão de carros

Durante o percurso de 30 minutos, o casal imperial acenou para os cidadãos japoneses que saíram agitando a bandeira do Japão enquanto gritavam banzai.

Também participaram da procissão o príncipe de Akishino, a princesa Kiko e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Aproximadamente 50 carros faziam parte do comboio imperial.

Após percorrer 4,6 km, a procissão imperial chegou ao Palácio Imperial de Akasaka. Para o evento foram mobilizados mais de 26 mil policiais e profissionais de segurança.

Além disso, as forças de segurança instalaram 40 pontos de controle ao longo da rota imperial e monitorou ou céus (a preocupação por causa do ataque mal sucedido de drones a Nicolás Maduro em 2019).

Essa foi a primeira procissão de Naruhito e Masako após o casamento dos Imperadores em 1993 e milhares de pessoas se mobilizaram para conseguir um registro desse momento histórico.

No vídeo abaixo, o carro com o casal pode ser visto a partir de 3 minutos.

Leia também

Sokuirei Seiden no gi: Imperador Naruhito é entronizado oficialmente 

Saiba como é um típico dia na vida do imperador japonês 

Crisântemo: entenda a simbologia da flor do Imperador 

Festival das lanternas

No dia anterior, o casal imperial participou de um evento no Palácio Imperial de Tokyo com cerca de 30 mil pessoas (470 mil pessoas tentaram comprar ingressos para o festival).

Naruhito e Masako segurando lanternas em show

Durante todo o dia diversas apresentações tradicionais de taiko, dança tradicional e o desfile da banda da polícia metropolitana e do corpo de bombeiros foram realizadas para o público e em homenagem aos imperadores.

Japonesas se apresentam com dança tradicional

Durante a noite, uma apresentação musical foi realizada pela boy band de J-Pop do final dos anos 90, Arashi com a participação do incrível pianista Nobuyuki Tsujii.

Portanto, foi um final de semana de celebração para toda a nação japonesa e que encerraram todas as formalidades do entronamento do Japão.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via