Entenda a importância do feriado Bunka no Hi no Japão

Bunka no Hi, ou simplesmente o Dia da Cultura é um feriado nacional do Japão. Ele acontece todos os anos no dia 3 de novembro, mas não é uma festividade tão antiga na história japonesa (apesar de ser uma tradição).

O Bunka no Hi é um feriado criado após a derrota japonesa na segunda guerra mundial e da nova constituição pacifista do país. No entanto, tem raízes anteriores a esse período.

Meiji Setsu

O período da Restauração Meiji foi um momento extremamente importante. Ficou marcado pela transição de um Japão feudal a uma das maiores potências industriais do mundo.

Foi durante o período Meiji que a população japonesa saiu das áreas rurais, foi habitar as cidades e por consequência expandir.

A rápida industrialização criou um estado de bem estar nunca visto na sociedade japonesa criando oportunidades de empreendimento impossíveis durante o período Edo.

Imperador Meiji

Por esses e muitos outros motivos, o aniversário do Imperador Meiji era celebrado pela população japonesa. Mitsuhito (Meiji) nasceu dia 03 de novembro de 1852.

A data foi celebrada até a sua morte em 1912. A partir do ano de 1927, ficou estabelecido que o dia 03 de novembro seria o feriado Meiji Setsu em homenagem ao Imperador Meiji.

Nasce o dia da cultura

Quando o Japão aceitou a rendição incondicional aos EUA e aliados, obrigaram o então Imperador Hirohito a abdicar de status de divindade e de seus poderes políticos.

No entanto, isso não bastou para que o exército e o governo dos EUA. Eles queriam descontruir a imagem do Imperador e da linhagem real.

Então, uma série de medidas foram adotadas para impedir o culto a personalidade do(s) Imperador(es). Entre elas foi o fim do feriado Meiji Setsu.

No entanto, com a driação da Lei de Feriados Nacionais nasceu o Bunka no Hi (Dia da Cultura). Essa data ficou definida como um dia para amar a paz e a liberdade, além de promover a cultura japonesa.

Os pontos altos do feriado

É durante o Bunka no Hi que os museus do Japão registram um número de visitantes muito superiores aos dias comuns.

Procissão do dia da cultura

Feiras, procissões, exposições de teatro tradicional, moda tradicional e contemporânea e tudo o que estiver relacionado a cultura produzida no Japão recebe espaço nesse dia.

Japoneses vestidos de bushi

Também acontece a Cerimônia de Premiação da Ordem da Cultura Nascente, a maior honraria concedida pelo estado japonês.

No Bunka no Hi de 2019 , o cosmonauta russo Sergei Krikalev recebeu a Ordem do Sol Nascente, a maior honraria concedida pelo estado. Já o desenvolvedor de games, Shigeru Miyamoto recebeu o prêmio Pessoa de Mérito Cultural.

Leia também

Akita Kanto Matsuri: conheça o festival de lanternas japonesas 

Hanabi: o tradicional festival de fogos de artifício no Japão 

Onbashira Matsuri: Festival mais perigoso do Japão 

O Bunka no Hi é uma data muito especial para os japoneses, afinal, mantém toda a cultura e tradição milenar nas ruas de todo o país.

Visitantes e turistas estrangeiros têm uma grande oportunidade para observar algumas das incontáveis tradições culturais locais.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via