Novo filme de Martin Scorsese “O Silêncio” é inspirado no livro clássico de Shusaku Endo

Após passar mais de 30 anos adaptando a obra do escritor japonês Shusaku Endo, o filme sob título Silêncio teve sua estreia esse ano, 2017.

Shusaku Endo – 1923 -1996

Shusaku Endo é um escritor japonês, reconhecido como um dos mais brilhantes romancistas do século XX. Nascido em Tóquio, conheceu a religião católica aos 11 anos de idade por iniciativa de sua mãe e tia, e desde então, ganhou uma perspectiva entre as culturas religiosas do ocidente e do oriente.

Sua tia era católica fervorosa e insistiu em batizar Endo, após a Segundo Guerra Mundial ingressou na Universidade de Keio, Japão e posteriormente na Universidade de Lyon, na França para estudar literatura.

O romancista britânico Graham Greene chegou a declarar que Endo era brilhante, o autor chegou a concorrer o prêmio de Nobel em literatura em 1994, mas perdeu para o autor japonês Kenzaburo Oe.

Sofreu muita discriminação no Japão por conta de sua religião e teve sua fé testada diversas vezes, Endo estudou profundamente Jesus Cristo, chegando ir até a Palestina.

Leia também:

Obra de Shusaku Endo – O Silêncio

O livro O Silêncio de Shusaku, mostra diversos contrastes, a religião do ocidente e do oriente, fé, tradição e modernidade. O livro mostra o Japão no século 17, época em que o catolicismo era altamente perseguido e condenado.

Dois padres jesuítas entram ilegalmente no Japão e enfrentam um caminho tortuoso, o cristianismo fora banido e seus praticantes obrigados a abandonar sua religião. São ajudados por um ex-católico japonês que fora obrigado a renegar o catolicismo para se salvar. Quem se negava a abandonar a religião era perseguido, crucificado e torturado.

Na época de seu lançamento, a obra causou muita polêmica e foi desaconselhado como leitura por alguns bispos japoneses.

Filme de Martin Scorsese

No filme de Martin Scorsese os padres são interpretados pelos atores americanos Andrew Garfield e Adam Driver. Os dois vão ao Japão para procurar um de seus líderes, o padre Ferreira, interpretado por Liam Neeson, que segundo rumores teria abandonado sua fé no Japão.

Confira o trailer do filme:

Já assistiu ao filme? Não deixe de comentar!

Comentários

Share via