Conheça 4 hábitos japoneses para incorporar na sua vida e torná-la mais saudável e aumentar a qualidade de vida.

1 – Praticar atividades físicas matinais

Hábito japonês - praticar atividade física

A prática de atividades físicas é importante, o povo japonês sabe bem disso. É muito comum a prática do Taisô no Japão, uma arte aos conceitos de fisiologia energética e saúde.

A Rádio Taisô popularizou a prática de ginástica por todo país, incorporada nas escolas e praticada depois de adultos.

O programa é simples, guiado por música, com movimentos leves e fáceis de fazer. Muitos idosos aderem ao Taiso pela manhã bem cedo, como se fosse um ritual e dura cerca de 15 minutos.

Praticar alguma atividade física ou ao menos se alongar é essencial para a melhorar a circulação sanguínea e a qualidade no trabalho, inclusive, em um dia de lazer.

Além de ser importante para a saúde mental, a prática libera serotonina no cérebro, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

2 – Viver o presente

Na cultura nipônica, focar no presente é muito importante, em seu processo e como as coisas são feitas, os resultados acabam sendo apenas consequência.

Foco no presente

A cerimônia do chá é um exemplo de apreciar o momento. Preparar o chá demanda tempo e paciência, o processo é demorado e importante.

Depois de um longo dia de trabalho, tomar um banho quente, aproveitar uma boa refeição e uma confortável noite de sono são melhores desfrutados se a cabeça estiver no presente.

Leia também:

3 – Praticar a reflexão

Refletir e meditar

No Japão, Kaizen é a prática da melhoria contínua, escrita com dois kanjis, Kai (mudar) e Zen (melhor).

É a filosofia concebida por Masaaki Imai em seu livro Kaizen: a chave para o sucesso competitivo do Japão, escrito em 1986.

A melhoria contínua pode ser aplicada em todos os campos da vida, no trabalho, em casa, relacionamentos, tudo pode ser aperfeiçoado.

É comum no mundo corporativo japonês, após um projeto bem-sucedido, os profissionais realizarem o Hansei-Kai, uma reunião para refletir o que poderia ser melhor aplicado.

Nas escolas, as crianças são estimuladas a refletir sobre os acontecimentos do dia, os pontos positivos e negativos. Essa é uma excelente ferramenta para polir e melhorar o desempenho.

4 – Alimentação balanceada

Dieta japonesa

A alimentação influencia diretamente na qualidade de vida e saúde. Os japoneses possuem hábitos alimentares saudáveis, sua dieta é com base em alimentos integrais, grãos e rica em fibras e frutos do mar.

As porções servidas são o suficiente, e o hábito de fracionar em pequenas porções deve ser incorporado. Já ouviu falar no Hara Hachi Bu? Recomendamos ler para entender melhor esse hábito.

Estes foram pequenos exemplos de hábitos japoneses e podem fazer sua qualidade de vida melhorar e podem fazer a diferença ao final do dia ou a longo prazo.

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários