Aproveite as tradicionais ruas comerciais (Shotengai) de Tokyo!

Grandes e novos shopping centers não param de crescer no Japão. No entanto, se você procura por uma experiência autêntica, é possível desfrutar da atmosfera agradável e tradicional de um “shotengai“.

Shotengai (商店街) é o nome dado às ruas comerciais locais. Trata-se de uma rua alinhada com pequenas lojas que oferecem serviços e itens necessários para a vida diária daqueles que vivem na região. Neste lugar, é possível encontrar vários estabelecimentos como mercados, estandes de vegetais, restaurantes baratos, tinturarias, livrarias e lojas de roupas.

Muitas dessas ruas comerciais datam da Era Edo. Em muitos casos, as lojas foram transmitidas de geração em geração. Elas podem ou não serem cobertas com um telhado. Mas, uma característica comum é a presença de um portão de entrada com a inscrição do nome do shotengai.

Em praticamente todas as cidades podemos encontrar um ou mais destas ruas comerciais, sendo que cada uma possui características e encantos únicos. De agitadas galerias comerciais à avenidas tranquilas, existem muitas variedades diferentes de shotengai em Tokyo. Aqui estão alguns dos mais famosos:

1 – Ameya Yokocho (アメ横, Ameyoko)

Ameyoko
(Crédito: Gaijin Pot)

Ameya Yokocho é comumente conhecido pelo seu nome abreviado “Ameyoko“. Trata-se de uma rua comercial ao ar livre em Ueno que abriga cerca de 400 lojas.

Esta rua comercial foi criada espontaneamente após um mercado negro de comida e vestuário ter se estabelecido durante o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, Ameyoko é preenchido por lojas de roupas, bens de turismo e vendedores de peixe fresco, carne e vegetais.

Esta rua movimentada e estreita de cerca de 500 metros, é visitada por muitos turistas. Durante o final de ano, o local fica abarrotado de pessoas. É tão popular que é considerada uma das ruas comerciais mais representativas do Japão.

Alguns dos estabelecimentos famosos são Minatoya (takoyaki), Daimaru (especializado em alimentos secos) e Shimura Shoten (chocolates).

Endereço: 6-10-7 Ueno, Ameyoko Plaza-nai, Taito-ku, Tokyo

2 – Yanaka Ginza Shotengai (谷中 銀座 商店 街)

Yanaka Ginza
(Crédito: Divulgação)

Cercada por uma abundância de locais históricos e edifícios antigos, Yanaka Ginza Shotengai possui uma maravilhosa atmosfera antiga e tradicional.

Este shotengai também é famoso pelos muitos gatos que podem ser encontrados pelo local. O pôr do sol que pode ser visto desta localização também é bastante conhecido.

Os 170 metros de avenida, localizado em Nippori, estão preenchidos por aproximadamente 70 lojas diferentes.

Endereço: 3-13-1 Yanaka, Taito-ku, Tokyo

3 – Sugamo Jizodori Shotengai (巣鴨地蔵通り商店街)

Sugamo Jizodori Shotengai
(Crédito: Divulgação)

Conhecido como “Harajuku para avós”, este shotengai é frequentemente visitado por idosos, dando-lhe uma atmosfera confortavelmente tranquila.

Com 800 metros de extensão, o local possui cerca de 200 lojas que vendem roupas, alimentos tradicionais e outros bens direcionados para idosos. Entre os itens mais populares está a roupa íntima vermelha, comercializada principalmente pela famosa loja Maruji. Acredita-se que esta cor possua propriedades que restauram a saúde.

Além do comércio, o local abriga o Templo de Koganji, famoso pela estátua Togenuki Jizo Buddha. Embora o monumento real seja um objeto sagrado e não esteja disponível para exibição, o templo entrega retratos pintados do artefato que dizem ter poderes de cura quando colocados em partes do corpo dolorido ou adoecido. Há também uma estátua de Kannon, onde os visitantes podem derramar água também para benefícios curativos.

Endereço: 4-22-8 Sugamo, Teshima-ku, Tokyo

4 – Asagaya Pearl Center (阿佐谷パールセンター)

Asagaya Pearl Center
(Crédito: Divulgação)

Asagaya Pearl Center possui aproximadamente 700 metros de comprimento, mais de 240 lojas e uma estrutura coberta.

Todos os anos em agosto, esta rua comercial acolhe o Tanabata Matsuri durante 7 dias. Este é considerado um dos três maiores festivais de Tanabata do Japão atraindo, anualmente, mais de 500 mil visitantes.

Endereço: 1-36-10 Asagaya Minami, Suginami-ku, Tokyo

Leia também:

5 – Togoshi Ginza Shotengai (戸越銀座商店街)

Togoshi Ginza Shotengai
(Crédito: karaagedaisuki)

Esta rua comercial de 1,3 quilômetros é considerada a mais longa na área de Kanto. Com mais de 400 lojas e restaurantes, este shotengai é famoso pelos croquetes vendidos em várias lojas. Um dos lugares famosos para comer este bolinho é o Asano Meat.

Mais uma opção popular é o Nakatsu Karaage Kei, lugar famoso por ter sido selecionado como um dos melhores frangos fritos do Japão várias vezes. Outro atrativo do lugar é o onsen (águas termais), chamado de Togoshi Ginza Onsen.

Endereço: 1-5-16 Togo, Shinagawa-ku, Tóquio (mapa)

Se você estiver no Japão, não deixe de visitar esses shotengai! Aproveite para desfrutar a energia vibrante destes lugares, degustar as comidas típicas locais e encontrar itens e lembrancinhas tradicionais por preços bastante acessíveis.

Alguém de vocês já foram a um shotengai? Qual?

Fonte: tsunagu Japan, Japan Talk, wasa-bi

Comentários

Share via