Conheça 10 tipos de bares do Japão

Populares pelas bebidas e pelo ambiente descontraído, os bares no Japão costumam estar sempre cheios. Não importa se você está procurando por um pub animado ou por uma noite tranquila, há sempre uma boa opção para você. Veja os diferentes tipos de bares que existem no Japão.

1 – Tachinomi

Tachinomi
(Crédito: flickr/eiji ienaga)

Tachinomi (立ち飲み) é um bar onde se bebe em pé (“tachi” significa “ficar de pé” e “nomi” significa “beber”). Este tipo de estabelecimento oferece um ambiente animado e informal.

Tradicionalmente, esses bares atendiam quase que exclusivamente os homens assalariados. No entanto, nos últimos anos, esse estilo de ambiente veio ganhando popularidade entre a população japonesa em geral. Visando atender este público diversificado, decorações criativas e uma seleção mais ampla de alimentos e bebidas foram incluídos. Hoje, existem diversos estilos de bares, desde tachinomi chiques de sake à tachinomi especializados em vinhos.

2 – Izakaya

izakaya
(Crédito: travel.qunar)

Izakaya (居酒屋) é o tradicional bar japonês. São estabelecimentos que oferecem uma atmosfera casual e refeições por preços acessíveis. Neste local, é possível encontrar uma grande variedade de bebidas e alimentos como karaage (frango frito japonês), edamame e yakitori.

Eles apareceram pela primeira vez como bares de sake durante o período Edo. Ao longo do tempo, começaram a oferecer pequenas porções de comida para que os clientes pudessem desfrutar junto com suas bebidas.

São um dos restaurantes mais populares entre os japoneses, sendo encontrados por toda parte, especialmente próximo às estações de trem e áreas comerciais. Uma característica que é comum em todo izakaya é a prática de oferecer o “otōshi” (お通し), uma pequena porção de comida para acompanhar a primeira bebida que funciona como uma espécie de couvert obrigatório, muitas vezes usado no lugar de se cobrar o assento ocupado.

O estilo pode variar do tradicional, onde você tira seus sapatos para sentar-se no tatami, ao moderno. Independente da escolha, uma noite neste tipo de bar japonês é uma experiência imperdível!

3 – Karaoke

karaoke
(Crédito: r.gnavi)

O Japão, país que inventou a arte de cantar junto com a música instrumental, desenvolveu sua própria maneira de desfrutar o karaoke (カラオケ) junto com uma boa bebida. Os estabelecimentos de karaoke são projetados com diversas salas privadas à prova de som. Eles podem ser encontrados em todo o país e, normalmente, estão abertos até tarde.

Muitos bares de karaoke oferecem uma grande variedade de alimentos e bebidas. Eles são conhecidos por seus ambientes divertidos e descontraídos.

4 – Yokocho Bar

Omoide Yokocho
Omoide Yokocho, Tokyo. (Crédito: Divulgação)

O termo “yokocho” (横丁) pode ser traduzido como rua lateral. Dessa forma, Yokocho Bars refere-se aos bares localizados nestas ruelas. São vários estabelecimentos alinhados um ao lado do outro ao longo de uma rua estreita .

Geralmente, os bares do yokocho são bastante pequenos, com capacidade para pouquíssimas pessoas. A maioria dos estabelecimentos são bastante baratos e possuem menus com pratos tradicionais japoneses como yakitori, yakiniku, peixe grelhado e takoyaki. Este é um ótimo lugar para relaxar e encontrar alguns moradores locais.

5 – Snack Bar

Snack Bar
(Crédito: Divulgação)

O “sunakkubā” (スナックバー), ou snack bar, refere-se a uma espécie de bar hostess, um lugar onde é servido bebidas alcoólicas e que emprega mulheres que são pagas para servir, dar atenção e flertar com os clientes do sexo masculino.

Geralmente, é um bar dirigido por uma mulher mais velha, chamada de “mama“. Embora não seja cobrado uma taxa de entrada (e muitos não possuem preços fixos em seus cardápios), normalmente, estes estabelecimentos têm taxas arbitrárias ou uma tarifa por hora mais um valor chamado de “taxa de garrafa” (os clientes compram uma garrafa em seu nome e são mantidos para futuras visitas).

Embora fosse fortemente associado aos homens acima de 40 anos, nos últimos anos, estes locais têm atraído cada vez mais uma clientela composta por jovens. Sunakkubā é uma experiência de bar japonês verdadeiramente única!

Leia também:

6 – Hotel Bar

Palace Hotel
Palace Hotel, Tokyo. (Crédito: Palace Hotel)

Especialmente em Tokyo, os hotel bars (ホテルバー) encontrados no topo dos inúmeros edifícios oferecem vistas deslumbrantes da cidade. Embora possa ser um pouco caro, uma visita em um desses bares é uma excelente escolha para uma noite especial com bebidas e comidas de alta qualidade. Muitos bares ainda oferecem músicas de jazz ao vivo. Este é o cenário perfeito para desfrutar de uma boa bebida e uma visão fantástica!

7 – LGBTQ Bar

Gold Finger Tokyo
Gold Finger, Tokyo. (Crédito: Time Out)

Tokyo e Osaka possuem um vibrante cenário de bares gays (ゲイバー). Em Tokyo, o distrito de Ni-chome de Shinjuku é o lar de centenas de pequenos bares, tornando-se a maior concentração de bares gay no mundo. Normalmente, os bares possuem pouquíssimos assentos e são conhecidos pelos seus temas específicos, que podem variar do estilo interior do local ao tipo dos clientes que são atendidos.

Em Osaka, a principal concentração destes LGBTQ Bars fica no distrito de Doyama, perto da Estação Umeda/Osaka. Nesta região, pequenos bares descontraídos, clubes animados e drag shows podem ser encontrados. Outros distritos de gays e lésbicas podem ser encontrados na área de Namba/Shinsaibashi e de Shin-Sekai.

8 – Beer Garden

Beer Garden
(Crédito: Time Out)

Originários da Alemanha, os Beer Gardens (ビールガーデン) são incrivelmente populares durante o verão no Japão. Trata-se de uma área ao ar livre onde são servidos cervejas e comidas. Geralmente, são encontrados nos terraços de hotéis, lojas de departamento, restaurantes e bares. Muitos Beer Gardens permanecem abertos apenas durante o verão. É um ótimo lugar para passar uma noite refrescante.

9 – Wine Bar

Wine Bar
(Crédito: Le Bar à Vin)

Embora não seja tradicionalmente japonês, o wine bar (ワインバー/bar de vinho) é um tipo de bar popular no Japão. Este estabelecimento serve vinhos de todo o mundo, em especial, vinhos espanhóis, italianos, franceses e australianos. Para complementar, são servidos comidas de estilo europeu, incluindo pequenas porções de azeitonas, pães, queijos e charcuteria.

O Japão também tem produzindo vinho desde o final dos anos 1800, principalmente nas províncias de Yamanashi, Nagano, Yamagata e Hokkaido. Tente experimentar um dos vários vinhos nacionais quando estiver visitando os bares no Japão, uma vez que estas bebidas não estão amplamente disponíveis fora do país.

10 – Cocktail Bar

Cocktail Bar
(Crédito: pro photos japan)

Enquanto os cocktail bars (カクテルバー/bares de coquetéis) têm voltado a crescer nos Estados Unidos e em outros países, o preparo artesanal de coquetéis nunca esmoreceu no Japão. Aliás, o país possui alguns dos mais habilidosos bartenders do mundo.

Esses profissionais sabem fazer coquetéis incríveis unindo a sofisticação, técnicas, tradição e conhecimento em química nas suas criações. Tokyo, em particular, é conhecido por seus cocktail bars com gelos esculpidos à mão e preparações elaboradas.

 

Qual é o seu tipo de bar preferido?

Fonte: Gurunavi

Comentários

Share via