Empresas do Japão oferecem dias de folga para quem evitar fumar no trabalho

Você é fumante? Se sim, quantos minutos por dia tira para dar aquela escapada e fumar um cigarro? De pouquinho em pouquinho os minutos chegam a um montante considerável todos os meses.

Pensando nisso, empresas do Japão estão adotando novas políticas de incentivo para os trabalhadores japoneses não tirarem pausas para fumar.

As empresas estão oferecendo seis dias de folga para quem não fumar no Japão. Segundo o periódico Telegraph são cerca de 15 minutos por dia dedicados a pausa.

Uma delas aderiu ao incentivo depois de reclamações surgirem e depois das medidas cerca de 30 pessoas dos 120 funcionários se beneficiaram com dias de folga extra. Um dos responsáveis conta que prefere oferecer benefícios do que penalizar seus funcionários.

Com a chegada das Olimpíadas, cada vez mais o país caminha para ser mais efetivo no combate ao cigarro. A prefeitura de Kanagawa já é um dos locais com mais avisos e áreas proibindo o fumo com risco de ser multado a partir de 2,000 ienes.

Leia também

Japão muda lei de maioridade para 18 anos

3 coisas que você deve saber sobre os fumantes no Japão

Japão ainda é o paraíso dos fumantes

Curiosidades

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 18% dos japoneses são fumantes. Cerca de 350 bilhões de cigarros são consumidos todos os anos. A indústria fatura algo aproximado em mais de 2 trilhões de ienes.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Tóquio, 60% dos estudantes afirmaram que não casariam com um fumante. Atualmente ainda é possível fumar em diversos locais no Japão, desde táxis, transporte público a restaurantes e bares.

A maioria das plataformas de metrô e trem tem uma área especial para os fumantes. As propagandas de cigarro são permitidas entre 23:00 às 5:00 apenas, mas a maioria escolhe não anunciar na televisão, dão preferência para anúncios em revistas.

Comentários

Share via