Japão planeja banheiros sem distinção de gêneros para as Olimpíadas 2020

O Japão aos poucos já se prepara para receber milhares de pessoas por conta das Olimpíadas 2020. A expectativa é de que o país receba 40 milhões de pessoas.

Os banheiros públicos japoneses já estão sofrendo adaptações e reformas para receber os estrangeiros. A maioria dos estabelecimentos já possuem banheiros atuais e modernos, com funções tecnológicas típicas do Japão.

Porém, cerca de 40% dos banheiros em mais de 4,000 pontos turísticos ainda são no estilo antigo tradicional. A preocupação seja que os estrangeiros não saibam usar.

banheiro Japão

Nesse modelo, não existe assento, é preciso ficar de cócoras e pernas bem abertas, além disso, não existem lixeiras para descarte do papel.

O governo irá cobrir cerca de 1/3 dos custos para modernizar os banheiros antigos em novos tecnológicos.

banheiro tecnológico Japão

Leia também

Como vivem as pessoas LGBTQ no Japão

Itens indispensáveis para quem vai morar no Japão

Japão procura voluntários para as Olimpíadas 2020

Banheiros para todos

A novidade para as Olimpíadas 2020 é que a cidade de Tokyo planeja colocar banheiros sem restrição de gêneros, de acordo com o Asahi Shimbun. O plano é construir um banheiro unissex para cada sete.

Atualmente, os únicos banheiros unissex do Japão são aqueles destinados a quem usa cadeira de rodas, e a ideia é ter mais uma opção que não ocupe tanto espaço. A comunidade LGBTQ comemorou a notícia e a maioria das repercussões foram positivas.

O que vocês acharam?

Share via