Conheça alimentos típicos do verão japonês imperdíveis

Alimentos típicos do verão japonês

A sociedade japonesa gosta de se alimentar de acordo com a época do ano. Então, a cada estação temos uma variedade de pratos e alimentos que são celebrados sazonalmente. Por isso, conheça uma lista de alimentos deliciosos comuns do verão japonês.

Somen

somen

O somen é um alimento típico do verão japonês, afinal, o melhor jeito de comer é gelado. Um dos mais famosos é o somen Nagashi, onde o macarrão é servido em bambu cheio de água gelada.

Aproveitando uma refeição comunitária ao ar livre, é perfeito para quem gosta de confraternizar. Cada um fica com o seu molho.

Além disso, é possível provar as versões com caldo gelado de udon, ramen e soba também.

Kakigori

kakigori

Quando se pensa em verão e calor, é praticamente impossível não associar a um sorvete saboroso. O kakigori, que pode ser traduzida como “gelo ralado”, é uma das opções mais populares entre os japoneses.

O gelo recebe coberturas dos mais variados sabores, como por exemplo, banana, chocolate, morango, entre outros.

Unagi

unagi

A cultura de comer unagi é dos tempos antigos, dizem que esse prato ajuda a combater o natsubate no verão. Se você nunca experimentou, aconselhamos a dar uma chance. Além disso, o unagi ajuda a elevar a estamina, dando mais energia no calor.

Morioka Reimen

morioka reimen

O naengmyeon é um prato de origem coreana e conquistou o paladar dos japoneses. No Japão o prato ficou conhecido como morioka reimen e é uma excelente opção para dias de calor intenso.

Normalmente a receita conta com macarrão, carne, ovo cozido, vegetais, melancia e kimchi (condimento popular coreano).

É servido gelado e apesar de ser encontrado por todo Japão, na província de Iwate, o morioka reimen é uma especialidade regional, vale a pena conferir.

Hiyashi Chuka

Hiyashi chuka

Esse prato é a cara do verão japonês desde a era Sendai. O macarrão é servido gelado com toppings variados e pode mudar de acordo com a região.

Basicamente, pepino, cenoura, gengibre, tamagoyaki, além de tomate e lascas de carne de porco ou frango. Para comer, deve-se regar o macarrão com o molho.

Mizu yokan

Mizu Yokan

Essa delícia geralmente é apreciada junto com matcha. Feito de pasta de feijão vermelho, castanhas, açúcar e agar (uma espécie de gelatina feita a partir de algas marinhas vermelhas), é servido em cubo ou em fatias.

O doce também é encontrado em santuários shinto, templos budistas, jardins japoneses e em casa especializadas na cerimônia do chá.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.

Share via