Celular no Japão: motivos dos japoneses dar preferência ao iPhone

Quem vive no Japão ou visitou o país nos últimos anos, talvez, tenha notado que a maioria dos japoneses utilizam o iPhone como celular. Já os celulares com sistema Android são raros.

Uma pesquisa realizada pela Device Atlas revelou que os 12 celulares mais utilizados no Japão são da Apple. Ao total, os iPhones representam 71,07% dos celulares dos japoneses.

A pesquisa foi feita para o ano de 2019 apontando o iPhone 7 como o campeão de usuários com, 5,52 % de preferência, seguido pelo iPhone 8 (10,7%) e o 6S (8,59%).

Mas por qual motivo os japoneses preferem tanto o iPhone, a ponto de não haver outro tipo de aparelho celular que tenha conseguido entrar na lista. Confira algumas razões para isso.

Rivalidade com a vizinhança

O sucesso da Apple no Japão existe desde o lançamento dos smartphones no mundo. Além disso, os dispositivos da gigante estadunidense foi um grande atrativo para o público japonês.

Quando os smartphones se tornaram acessíveis ao público, o iPhone era o que havia de melhor em questão de tecnologia na época.

Outra razão para o monopólio da Apple no Japão está ligado com os vizinhos. Afinal a Samsumg e a LG são empresas sul coreana e a Huawei chinesa.

Embora muitos países não se importem com a origem das empresas, os japoneses levam muito a sério. Principalmente se tratando dos grandes rivais da Ásia.

E apesar da Sony ser uma empresa do Japão, o Google não é o buscador e a empresa mais utilizada no Japão, por isso seus smartphones não vendem como a Apple.

Mesmo a Apple não sendo uma empresa japonesa, muitos produtos americanos são apreciados no país. Especialmente o iPhone pela qualidade e durabilidade.

Aplicativos úteis

Alguns aplicativos da Apple Store são muito utilizados pelos japoneses. A exemplo do Taberogu (食べログ). Ele mostra os melhores restaurantes menu, fotos, valores, comentários e permite realizar reservas.

Já o Yurekuru (ゆれくるコール) também é considerado um aplicativo indispensável nos sistemas iOS. Em casos terremotos próximo ou prestes a acontecer, o Yurekuru irá notificar o usuário.

Uma vantagem adicional está em um aplicativo que permite fotografar sem um som estridente vindo do aparelho.

Como fotografar outras pessoas sem autorização é crime, todos os celulares vendidos no Japão fazem barulho ao tirar uma foto.

Já o iPhone disponibiliza na Apple Store um aplicativo para silenciar as fotografias tiradas no aparelho.

Embora algumas pessoas utilizem esse recurso de maneira imprópria, muitos estudantes têm o hábito de fotografar o quadro negro para não perder as anotações dos professores.

Muitos profissionais também utilizam em reuniões para registrarem as ideias principais apresentadas pelos superiores.

Leia também

4 Aplicativos de relacionamento altamente populares no Japão

Saiba tudo sobre o aplicativo Line no Japão

4 redes sociais do Japão populares

Descontos

Diversos restaurantes e farmácias do país oferecem pontos aos usuários de iOS, que quando acumulados dão descontos em produtos e serviços.

Aparentemente o monopólio dos sistemas iOS ainda vai perdurar por muito tempo no Japão.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e compartilhar.

Fontes: Guidable, Device Atlas

Comentários

Share via