Motivos dos japoneses sugarem e fazerem barulho ao comer ramen

No filme Shoplifters (Manbiki Kazoku), filme premiado pela crítica de 2018 e que concorreu ao Oscar e Cannes, tem uma cena bem icônica em que os integrantes da família ao comer ramen e udon sugam e fazem barulho.

Aliás, se você é amante de filmes e animes já deve ter visto cenas assim. Além disso, se já foi ao Japão pode ter presenciado pessoas comendo dessa forma. Esta é uma prática comum no Japão e tem seus motivos. Saiba mais.

comer ramen

Comer ramen

Comer ramen

O Japão é um país cheio de regras de etiqueta e uma delas que causa controvérsia e dúvidas é o ato de comer ramen, soba ou udon sugando e fazendo barulho.

comer ramen

O que pode parecer falta de educação em países ocidentais, no Japão é um ato bem aceito. O motivo é bem prático, sugar facilita e ajuda a comer a massa quente.

Fazer o barulho é uma consequência e pode significar que come-se com gosto. É uma forma de mostrar que o ramen, soba ou udon está gostoso.

Esse costume não é tão popular entre a geração mais nova, mas entre os mais velhos é mais comum ver esse modo de comer.

comer ramen

Ainda segundo alguns japoneses, comer desse jeito ajuda a apreciar o gosto da massa e sentir o aroma do caldo.

Segundo o especialista em soba Horii Yoshinori, é possível capturar o aroma sugando. Usando a garganta e a faringe é possível ativar as passagens nasais. Isso chama-se olfato ortosanal ou olfação retrosanal.

Leia também

10 etiquetas corporativas que os jovens japoneses estão cansados 

Etiqueta japonesa: qual motivo de pedirem tantas desculpas 

Hanami: aprenda as regras de etiquetas e itens essenciais 

Isso vem da chamada ciência da neurogastronomia, onde os sentidos são usados para apreciar melhor a comida e os receptores da fenda olfativa são ativados.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via