Gato Iriomote Yamaneko: espécie rara e selvagem do Japão

O gato Iriomote vive apenas na ilha Iriomote, é classificado como uma sub-espécie do leopardo.  Saiba mais.

Gato Iriomote

Gato selvagem Iriomote

Esse gato selvagem gosta de viver em locais com baixa umidade perto das costas de praias ou de rios em clima subtropical.

Eles tem hábitos noturnos e dormem durante o dia em buracos nas árvores e cavernas. É um animal territorialista e consegue cobrir uma área de 7 kilômetros quadrados. Ficam entre três a quatro dias apenas marcando território com urina e fezes.

Além disso, escalam árvores com facilidade e nadam. Na época de acasalamento são ativos durante o dia também e o período acontece entre dezembro e março. A gestação dura entre 60 a 70 dias.

Entre abril e junho as fêmeas tem entre um a três filhotes e ficam com a mãe por 11 meses. Atingem a maturidade com 20 meses.

Eles são carnívoros e caçam sapos, répteis, peixes, pássaros, crustáceos e outros. Além disso, o gato Iriomote adulto come entre 400 a 600 gramas por dia. Sua dieta é variada e pode comer até 95 espécies, desde ratos a insetos também.

Acredita-se que o gato selvagem Iriomote tenha evoluído do leopardo a 200,000 anos, pois partilham os mesmos genes.

A estimativa é que eles vivam entre sete a oito anos na natureza. Atualmente existem cerca de 100 gatos na ilha e muitos morrem atropelados no Japão.

Ilha Iriomote

A ilha Iriomote abriga muitas espécies raras e é uma área de proteção ambiental. É coberto 90% por floresta nativa virgem, tem mangue, praia e rio.

Leia também

Jigokudani: descubra por qual motivo os macacos-japoneses gostam de ficar no onsen (não é só para fugir do frio) 

Kai Ken/Tora Inu: o cachorro tigre mais antigo do Japão 

Conheça a ilha de coelhos no Japão 

Além disso, ainda de acordo com cientistas, seus ancestrais chegaram na ilha a 10 milhões de anos quando o Japão não era uma parte separada do continente asiático.

Desde que a ilha se deslocou muitas espécies ficaram isoladas, evoluíram e existem apenas lá. O gato Iriomote é um deles, entre tantos outros.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via