Naruhito ascende ao trono crisântemo e marca começo de era Reiwa

A partir da meia noite do dia 01 de maio de 2019, oficialmente a nova era Reiwa teve início no Japão. Além disso, o Imperador Naruhito, 59 anos, ascendeu ao trono crisântemo pela manhã.

Cerimônia de ascenção de Naruhito

Naruhito na cerimônia de ascenção

A cerimônia Kenji-to-Shokei-no-gi aconteceu na mesma sala (Seiden-Matsuno-Ma) da abdicação de Akihito e o Heika Naruhito recebeu os tesouros do Império sob os olhares de representares do povo japonês, incluindo o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Logo depois, outra cerimônia começou no mesmo salão (Sokui-go-Choken-no-gi) com o restante da família imperial e a Imperatriz Masako. Naruhito fez um juramento ao povo japonês, a constituição e a seus deveres como Imperador.

Imperador Naruhito, Imperatriz Masako, Princesa Kiko e Príncipe Akishino

Japão em festa

Era Reiwa

Centenas de japoneses celebraram a chegada da nova era a meia noite e esperavam a ascenção de Naruhito ao trono crisântemo. Além disso, pessoas foram a praias ver o nascer do sol histórico e muitos celebraram com kanpai nas ruas do Japão.

Pessoas reunidas nas ruas do Japão

Portanto, o clima é de festa, alegria e esperança. Muita gente acompanhou quando Naruhito saiu do palácio imperial com uma comitiva de carros.

Após a cerimônia, o Imperador Naruhito deu declarações a imprensa. Afirmou estar comprometido em continuar o trabalho de seu pai Akihito na busca pela paz.

Além de estar empenhado em trabalhar a serviço da união do povo do Japão e estará bem próximo dos cidadãos.

Formado na Universidade de Oxford e em Gakushuin, Naruhito afirmou que estava pronto para que a família imperial se ajustasse a mudanças do tempo e adotar a modernidade.

Sucessor

Príncipe Akishino e família
Princesa Kiko/Príncipe Hisahito/Príncipe Akishino/Princesa Mako/Princesa Kako

Depois de assumir o trono crisântemo, quem ocupa o lugar de príncipe herdeiro e será o próximo na linha de sucessão (koshi) é seu irmão mais novo, o príncipe Akishino (Fumihito), 53 anos.

Além disso, seu filho mais novo com a princesa Kiko, Hisakito, 12 anos, é o segundo na linha. Aliás, ele é o último integrante do sexo masculino elegível a ascender ao trono crisântemo, já que o resto da família imperial é composto por mulheres (não elegíveis).

Leia também

Conheça Naruhito, o Imperador do Japão

Aprenda o que são os tesouros do Império do Japão

2018 – O último ano da era Heisei e seu legado

Era Reiwa: como o nome da nova era foi escolhido

Comemoração oficial

A comemoração oficial acontecerá no dia 22 de outubro, quando os cidadãos poderão visitar os arredores do Palácio Imperial, além de poder ver a família real. A data foi adiada por conta do feriadão Golden Week.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via