Enkai: conheça os tipos de festas de firma do Japão

O Enkai (宴会) é uma tradição japonesa que se mantém mesmo com a queda no consumo de bebidas alcoólicas. É praticamente impossível viver no Japão sem passar por um enkai.

Copos de cerveja

Porém, é diferente do nomikai, basicamente um happy hour após o expediente de trabalho. Já enkai são celebrações específicas entre os colegas de trabalho.

Salarymans andando na rua

De qualquer forma, se você foi convidado para um enkai, esteja preparado para muita comida, bebida e para desembolsar cerca de 10 mil ienes.

Kangeikai – 歓迎会

funcionários interagindo

Como dito acima, existem diferentes celebrações de enkai no Japão. Quando uma pessoa começa a trabalhar há um enkai de boas vindas ao novo integrante da empresa chamado kangeikai.

Apesar da gentileza, esse pode ser um momento levemente constrangedor para pessoas mais tímidas e reservadas.

Como esse evento é dedicado a uma pessoa em especial, é uma grande falta de respeito não comparecer a própria festa de boas vindas.

Bounenkai – 忘年会

Quando chega o fim de ano acontece o bounenkai ou bonenkai (festa para esquecer o ano). Normalmente a celebração acontece na última semana de dezembro.

É um momento bem interessante de socialização entre colegas de trabalho após um ano de trabalho árduo.

Shinnenkai – 新年会

Depois das festas de fim de ano há o shinnenkai, o enkai dedicado ao ano novo que acontece nas primeiras semanas de janeiro.

Porém, a maioria das empresas optam por fazer apenas o bonenkai ou o shinnenkai. São poucas companhias que costumam celebrar os dois eventos.

Leia também

O que pensam as gerações da sociedade japonesa sobre os trabalhadores estrangeiros no Japão? 

Beber até cair: por dentro das festas bonenkai do Japão

Bebidas japonesas para curar ressaca 

Soubetsukai – 送別会

escritório no Japão

Comumente realizado em 30 de março, o soubetsukai é conhecida como a celebração de despedida no Japão.

Como o ano fiscal do Japão acaba em 31 de março, no dia 1º de abril muitas mudanças de pessoal acontecem dentro das empresas japonesas.

Algumas pessoas podem ser transferidas de setor ou até mesmo de local de trabalho, esse processo interno das companhias japonesas é conhecida como idou (異動).

Há também a possibilidade de haver uma celebração mista de soubetsukai e kangeikai graças a despedida de uns e boas vindas de novos colegas de trabalho.

Os tipos de enkai são os mais conhecidos e formais, mas sair para beber depois do expediente faz parte da cultura de trabalho japonês. Portanto, é bem comum que isso aconteça com frequência.

O que vestir?

Em uma festa informal, trajes informais não são um problema, certo? Não de acordo com a cultura do enkai.

Embora utilizar uma roupa de esporte fino não seja um problema, não é aconselhável utilizar algum tipo de vestimenta que não seria apropriado para o local de trabalho.

Apesar de ser uma celebração entre colegas, as festas de enkai são particularmente formais quanto a vestimenta, afinal, a celebração pode acontecer em um bom restaurante. Por isso é importante ficar atento as especificações do convite.

Pontualidade

Mesmo sendo uma festa, quem confirma sua presença em um enkai não deve se atrasar. A pontualidade é fundamental para a ocasião.

Aliás, é aconselhável chegar cerca de 10 a 15 minutos antes. E tão importante quanto a pontualidade, é sentar no local escolhido para a pessoa.

Discrição

Enquanto para os ocidentais relembrar das cenas cômicas da noite anterior é algo normal, no Japão não é.

Apesar de não ser esperado que estrangeiros tenham essa atitude, é melhor guardar as memórias para si e não constranger acidentalmente um colega de trabalho

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via