Katori Senko: o famoso repelente japonês para o verão

O incenso repelente/inseticida katori senko é muito famoso no Japão. Possui formato em espiral e é um item indispensável no verão do país.

Katori Senko

A história do katori senkō começa ao final do século XIX por volta do ano 1890. Eiichi Ueyama foi um empresário e empreendedor japonês que criou o katori senkō a partir de um inseticida retirado da flor conhecida como píretro ou crisântemo dálmata.

Crisântemo Dálmata
Crisântemo Dálmata

Porém, essa flor não é nativa do Japão. Por isso, Eiichi Ueyama comprou as sementes da planta dos EUA e se tornou a primeira pessoa no país a importar essa espécie.

Portanto, com plantas o suficiente para iniciar sua produção, Ueyama utilizou uma série de misturas, como pó de amido para fazer as varetas e tornar o repelente um incenso.

No entanto, o problema inicial foi o comprimento das varetas e queimavam rápido demais. Porém, o design do katori senko mudaria para sempre após a esposa de Ueyama, Yuki, encontrar uma cobra enrolada em seu armazém.

A posição da cobra serviu como inspiração para um novo design. Além disso, tornou o incenso muito maior e mais compacto para as vendas. E o resultado foi um sucesso.

Repelente em espiral na fábrica

Como funciona?

Quando os crisântemos dálmatas são triturados, dão origem a um composto químico natural chamado piretrina (muito utilizado em vários inseticidas químicos).

Esse composto é um potente inseticida/repelente natural. Pode ser utilizado em residências para o controle de insetos sem agredir os residentes e animais de estimação, contando que esteja posicionado em locais de área aberta e ventilação adequada.

Dainihon Jochugiku Co.,Ltd.

Alguns anos após a invenção do novo inseticida, surgiu oficialmente em 1919 a Dainihon Jochugiku Co.,Ltd. Uma empresa especializada em repelentes e pesticidas.

Apesar da empresa funcionar normalmente todos os dias, é durante o final do mês de maio que a produção da fábrica atinge seu pico produzindo aproximadamente 300 mil incensos por dia.

Tudo isso para alimentar o mercado interno. O verão japonês é rigoroso e conhecido por altas temperaturas, umidade e muitos insetos.

Embora as técnicas industriais tenham mudado significativamente nos últimos 100 anos, o katori senko continua sendo uma tradição no Japão.

Confira abaixo a produção dos repelentes na principal fábrica da companhia.

Leia também

Kodo: conheça a milenar arte da apreciação de incensos no Japão 

Repelentes japoneses para sobreviver ao verão 

Os 8 insetos do Japão mais assustadores 

Acessórios

Porta repelente

Existem vários acessórios criados para dar suporte a espiral (pelo menos no Japão) para deixar a decoração de casa mais kawaii.

Acessório para katori senko

Além dos acessórios para a espiral, há algumas invenções até mesmo para os pequenos pedaços que se quebram na hora de separar uma espiral da outra.

Se você vive no Japão ou estará a turismo no país durante o verão, o katori senkō será muito útil durante sua estadia.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via