Tokyo e Osaka: conheça as principais diferenças entre as duas cidades

A megalópole Tokyo é capital do Japão e fica na região de Kanto ao leste. Já a cosmopolita Osaka fica em Kansai ao oeste. São separadas a 500 km de distância.

As duas regiões possuem diferenças significativas e despertam interesse pelos viajantes, por isso confira um comparativo entre Tokyo e Osaka.

Fotos das cidades

Atrações turísticas

Tokyo por ser maior tem muito mais opções turísticas em comparação com Osaka. A capital tem muito mais parques, templos, resorts e bairros interessantes, como Akasaka, Shinjuku, Ginza, Ameyoko, Roppongi e mais.

Ainda tem a torre Tokyo Skytree a mais alta do mundo com 634 metros. Além disso, tem o Tokyo Disneyland perto.

Tokyo Skytree
Tokyo Skytree.

Osaka tem suas atrações em menor quantidade, mas não deixam de ser menos interessantes. O prédio Abeno Harukas é o mais alto da cidade com 60 andares e 300 metros.

Abeno Harukas
Abeno Harukas.

O castelo de Osaka é outro ponto tradicional e imperdível, além de ter um dos maiores aquários do mundo (Osaka Aquarium Kaiyukan) e os distritos Dotonbori, Shinsekai e Namba como destaques. Além de ser acessível ao Universal Studios.

Pessoas e atmosfera

Pessoas na rua do Japão

Em Osaka as pessoas são conhecidas por serem mais amigáveis e extrovertidas. Afinal, a cultura da comédia tem berço por lá.

A atmosfera é mais calma e os turistas se sentem mais relaxados ao andar na cidade. Além disso, por ter sido mercante estão acostumados a receber pessoas de todos os cantos do mundo. No entanto, possui um dialeto próprio  mais difícil de entender.

Tokyo é a cidade dos salarymans e com um ritmo corrido. Os locais são mais lotados e a atmosfera impessoal. Segundo relatos é um pouco mais estressante.

Ainda assim, a cordialidade e educação são ímpares entre os residentes da cidade. Além disso, tem mais estrangeiros é mais fácil de se comunicar. O dialeto regional é mais popular no resto do mundo e as pessoas se arriscam mais no inglês.

Gastronomia

Prato de sushi

A capital japonesa é uma espécie de Meca da gastronomia internacional. Afinal, Tokyo possui grande parte dos melhores restaurantes do mundo.

Lá você encontrará o melhor da culinária internacional e principalmente os pratos mais tradicionais do período Edo, como suhi, tempura e soba, por exemplo.

Outra característica importante da cozinha de Tokyo (e da região Kanto como um todo) é a inclinação por sabores mais fortes e escuros utilizando condimentos como o molho katsuo e o shoyu koikuchi.

Se em Tokyo é possível provar o melhor da gastronomia internacional, em Osaka existe um termo chamado Kuidaore, a tradução mais próxima para o português é “coma até cair”.

Isso já revela não só o gosto pela comida como também a quantidade e tamanho dos pratos da segunda maior cidade do Japão.

Diferente da capital japonesa, Osaka (e a região de Kansai como um todo) possui preferência por sabores mais leves e salgados.

Homens preparando comida

Pratos como takoyaki e okonomiayaki, por exemplo, são especialidades dos restaurantes de Osaka.

Além disso, a gastronomia de Osaka tende a ser mais amigável com o bolso de seus clientes se comparada a capital japonesa.

Existem tantas diferenças entre Tokyo e Osaka no que diz respeito a ingredientes, condimentos, carne, legumes e vegetais que seria necessário um artigo inteiro só para descrevê-los.

Custo de vida

Notas de ienes

Muitas pessoas consideram o Japão como um paraíso das compras e dos preços baixos. Isso pode ser parcialmente verdadeiro sob algumas circunstâncias.

Por exemplo, um turista britânico terá um poder de compra 4,89 vezes maior do que um turista brasileiro. Sem contar que turistas e residentes possuem realidades absolutamente diferentes.

Isso porque apesar de ser uma das maiores potências econômicas do mundo, o Japão também é um dos países com o maior custo de vida.

Quanto a diferença de custo de vida entre Tokyo e Osaka, o aluguel de um apartamento na capital japonesa pode custar até duas vezes o valor de um apartamento com a mesma metragem em Osaka.

Além do custo de um imóvel, até mesmo compras de produtos básicos de supermercado em Tokyo são mais caros do que em Osaka (o mesmo produto).

Leia também

Conheça 10 expressões do dialeto de Osaka

Kansai vs Kanto: conheça a “rivalidade” entre as regiões

Morar no Japão: 7 diferenças entre Tokyo e Kyoto

Compras

Mulher com sacolas de compras

Considerando o tópico anterior, é inegável que sair para as compras na capital é mais caro do que em Osaka. Mas quando se trata de oferta de produtos internacionais, Tokyo é superior na oferta.

Por outro lado, Osaka possui mais ofertas de produtos nacionais e tradicionais (roupas, decoração, acessórios e outros).

Além disso, na capital o valor definido é indiscutível, isto é, barganhar o preço de um produto normalmente não é bem visto (tanto por lojistas, quanto por clientes).

Já em Osaka é mais amigável negociar descontos, algo bem mais aceitável e comum. Também costuma ter preços mais baixos nos mesmos produtos oferecidos nas duas cidades.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via